Escola EB 2,3 de Sande

a nossa horta bio

 
  • Vista geral da Horta BiológicaVista geral da Horta Biológica
  • Embelezamento da área circundante da Horta Biológica.Embelezamento da área circundante da Horta Biológica.
  • Pormenor cultura couvePormenor cultura couve
  • Cultura de aromáticas (tomilho e hortelã)Cultura de aromáticas (tomilho e hortelã)
  • Vista geral da Horta Biológica.Vista geral da Horta Biológica.
  • Árvores de frutoÁrvores de fruto
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há quatro anos.

Área aproximada da horta

50 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Percurso Curricular Alternativo de hortofloricultura. Objetivos: Ensinar a cultivar produtos mais saudáveis para a alimentação; Promover boas práticas agrícolas; Incentivar a compostagem; Promover do contacto com a Natureza e de hábitos saudáveis sem esquecer a redução de resíduos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto possibilita a promoção de atividades didáticas ligadas ao ambiente, à alimentação e ao aproveitamento dos produtos. Possibilita também proximidade com a comunidade envolvente exercendo uma função educativa, formativa e social.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplina de Hortofloricultura.
  • N.º de alunos envolvidos: 11
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 7

Como são envolvidas as famílias?

São envolvidos cooperando na manutenção da horta e participando no processo de compostagem dos resíduos orgânicos. .

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos produzidos biologicamente são doados a famílias carenciadas, uma forma de complementar e ajudar as famílias desfavorecidas a manter uma alimentação saudável e equilibrada mesmo em tempos difíceis.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita essencialmente nas aulas de Hortofloricultura e as tarefas repartidas pelos alunos.(duas vezes por semana 100 minutos)

Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar a preparação dos canteiros limpa-se o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada, ancinho e carrinho-de-mão. Com auxílio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade.Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objetos, nivelando o terreno.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortícolas: Alfaces, brócolos, ervilhas, cebolo, couve tronchuda. Aromáticas: Tomilho e Hortelã. Árvores de fruto: Pereira, Macieira, Pessegueiro, Ameixoeira. Jardim: Amores Perfeitos e Narcisos.

Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada regularmente utilizando um regador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Não existem pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Sande

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Professor coordenador da horta: Zélia Andreia Moreira Nogueira