Escola EB 2,3 do Viso (Viseu)

a nossa horta bio

 
  • A plantação em janeiro.A plantação em janeiro.
  • Uma das hortícolas plantada - brócolos - em janeiro.Uma das hortícolas plantada - brócolos - em janeiro.
  • A plantação em novembro.A plantação em novembro.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2011/2012

Área aproximada da horta

15 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Envolver todos os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual, promovendo a parte da orientação vocacional; - Aplicar os pressupostos da agricultura biológica; - Produzir produtos agrícolas biológicos para consumo dos elementos da comunidade escolar; - Vender os produtos hortícolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O envolvimento de todos os alunos que beneficiam da medida educativa Currículo Específico Individual, promovendo a parte da orientação vocacional. São estes alunos que, de diferentes formas, levam a cabo todo o processo, com a supervisão dos professores.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação especial /Mundo Ambiente
  • N.º de alunos envolvidos: 10
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas através da troca de experiências e muitas vezes pelo fornecimento de espécimes para plantação. Algumas famílias ainda participam através da aquisição de produtos hortícolas, quando são efetuadas vendas pelos alunos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Atividades essencialmente práticas que passam pelo conhecimento da morfologia e compreensão do fenómeno da reprodução nas plantas e a sua relação com a continuidade de vida; reconhecimento da existência de grande variedade de sementes, sua constituição através da observação, compreensão dos fenómenos de polinização, frutificação e germinação nas plantas e compreensão das suas necessidades alimentares. Estas aquisições têm permitido aos alunos semear, posteriormente plantar e cuidar dos vários espécimes vegetais aplicando os principais pressupostos da agricultura biológica junto da comunidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da horta é feita através de uma escala de serviço pelos diversos professores e alunos, em sistema roulement.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita através da lavra, fresa e aplicação de matéria orgânica (estrume de cavalo).

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas (salsa e coentros), cenouras, couve troncha, couve coração, couve brócolo, batatas, cebolas e morangos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual. É feita através do regador e/ou mangueira com agulheta. A periodicidade varia de acordo com a temperatura e humidade.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo de pragas e doenças são feitos através da utilização de produtos naturais, tais como, cinza e catação manual.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos hortícolas ao longo do ano letivo, levada a cabo pelos alunos. Os alunos também foram responsáveis pela elaboração dos cartazes informativos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 do Viso (Viseu)

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Professor coordenador da horta: Maria João Ferreira