Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego

a nossa horta bio

 
  • Chefe João Magalhães a verificar o crescimento das ervas aromáticas.Chefe João Magalhães a verificar o crescimento das ervas aromáticas.
  • Vista da HortaVista da Horta
  • Preparação do TerrenoPreparação do Terreno
  • Preparação do TerrenoPreparação do Terreno
  • Preparação do TerrenoPreparação do Terreno
  • Preparação do TerrenoPreparação do Terreno
  • Preparação do TerrenoPreparação do Terreno
  • Preparação do Terreno pela Brigada Verde e Clube de VoluntariadoPreparação do Terreno pela Brigada Verde e Clube de Voluntariado
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

200 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Incentivar à prática agrícola saudável; - Valorizar o consumo de vegetais e frutas, para uma alimentação saudável; - Diminuição da despesa na aquisição de ervas aromáticas; - Garantir stock de ervas aromáticas, para experiências dos alunos de cozinha, restaurante e bar; - Valorização do meio ambiente e preservação dos eco-sistemas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É original, porque a maior parte dos nossos produtos são ervas aromáticas, e são totalmente utilizadas nas formações práticas dos alunos. Também pelo facto de todos os produtos serem utilizados na confeção de refeições, bebidas e decoração, na escola, uma vez que os cursos são práticos na realidade. O facto de serem os alunos a cozinhar (temos 17 cozinhas), podemos ser um exemplo para todas as escolas do Ministério da Educação, uma vez que estas, contratam empresas para a confeção das refeições e não utilizam os produtos, a não ser para venda ou distribuição.Nós conseguimos oferecer a instituições de solidariedade, através do nosso grupo de voluntariado e utilizamos a 100%, todos os produtos cultivados. Por exemplo: hortelã menta para fazer gelados na nossa pastelaria; hortelã pimenta utilizada na elaboração de bebidas e sumos naturais; alecrim, salva, tomilho para assados e azeite aromatizado. Como se pode verificar, a nossa horta, é diferente das outra através da utilidade dos produtos, não fazemos só para dizermos que temos uma, mas fazemos para consumo, e os chefes de cozinha e bar valorizam-na a 200%.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Integração Social e Cultural; Clube de Voluntariado, Brigada Verde
  • N.º de alunos envolvidos: 75
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Este aspeto não se verifica na nossa escola, uma vez que os alunos são de todo o país, e os pais só se deslocam à escola quando há um aspeto urgente a tratar. A nossa escola tem sistema de tutor, com o/a diretor de turma, que semanalmente informa os encarregados de educação, não sendo possível trabalhar in loco com os pais. Mas temos exemplos de alunos que levaram sementes e até "pezinhos" de algumas das ervas aromáticas e que as cultivaram em casa, assim como trouxeram para a escola algumas amostras para serem plantadas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Impacto na Comunidade: - permitir que algumas instituições reduzam o montante gasto na compra de alguns produtos; - fazer os outros felizes, com produtos "caseiros", como chamamos por aqui, e como é uma sociedade ligada à agricultura, os idosos ficam muito felizes quando comem algo que não é do supermercado; - servimos de exemplo para a prática da agricultura; - incentivar e incutir nos professores, funcionários, entre outros, a prática da agricultura. Alunos - valorização do ambiente e da prática agrícola; - interesse em mostrar que sabe cultivar, e outras competências relacionadas com este trabalho; - responsabilidade na realização de tarefas: rega, plantio, tratamento, entre outras; - descontração do dia de formação, no tratamento da horta e a felicidade de verem o seu trabalho com frutos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta foi feita no âmbito das disciplinas: Área de Integração Social e Cultural, Cozinha Fria e Quente, Cozinha Internacional, Cozinha Portuguesa, disciplinas de Restaurante e Bar, Pastelaria e várias disciplinas que abordaram o tema do ambiente. Depois as turmas foram divididas: -GPC (Gestão de Produção de Cozinha) limpeza do terreno e seleção do espaço; - TSRB (Técnicas de Restauração e Bebidas) cultivar, semear e colocar terra da compostagem; - TCP (Técnicas de Cozinha e Pastelaria) tratamento do canteiro das ervas aromáticas; Funcionários: rega e arrancar as ervas. Profs e Chefes: colheita e armazenamento em frio e em vácuo (uma vez que a época da colheita de alguns produtos é feita quando os alunos já estão em estágio)

Como é feita a preparação do solo?

- retiraram-se as ervas daninhas e remexeu-se a terra; - delimitou-se a área de cultivo; - misturou-se terra da compostagem; - deixou-se em pausa uma semana; - regou-se e plantaram-se produtos ao longo do ano letivo; Nota: tivemos um constrangimento que foi a neve, a geada e o frio, que atrasaram o processo, mas tudo se ultrapassou e não desistimos.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: - morangos; - framboesas; - cebolas; - alecrim; - alface; - tomate; - pimento; - salsa; - abóbora; - hortelã: pimenta, menta/chocolate e normal; - loureiro; - salva; - tomilho: normal, selvagem e limão; - gladíolos; - acelgas; - courgettes.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no início do dia, no período de menor calor.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Como a horta ainda é pequena, não verificámos destes problemas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Aromatização de azeites; - Confeção de refeições para a cantina e restaurante pedagógico; - Elaboração de bebidas; - Elaboração de gelados e sobremesas; - Distribuição pela comunidade escolar e local;

 

Publicado por: Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego

avatar

Professor coordenador da horta: Mónica Paula Conceição Cardoso da Silva