Colégio Novo da Maia

a nossa horta bio

 
  • Horta Biológica_ alunos do 4ºB.Horta Biológica_ alunos do 4ºB.
  • Tratamento da Horta.Tratamento da Horta.
  • A compostagem muito importante para a Horta.A compostagem muito importante para a Horta.
  • Plantação de ervas aromáticas.Plantação de ervas aromáticas.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta iniciou no Ano Letivo 2011/2012.

Área aproximada da horta

A área da Horta é cerca de 50m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Envolver os alunos na prática agrícola sustentável, sendo que a maior parte deles não tem qualquer envolvência diária com a agricultura no seu ambiente diário familiar; Contribuir para o estudo e melhor compreensão de temáticas do programa de ensino da disciplina de Estudo do Meio.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Até à data deste projeto não havia no espaço escolar qualquer horta, situação que veio trazer uma nova valência ao colégio; Envolvimento dos pais, alunos, professores e funcionários da cantina no que se refere à separação dos restos de comida para “alimentar” o compostor; Envolvimento da autarquia no que diz respeito à formação dos alunos e cedência de plantas e sementes; Aproveitamento de pneus velhos para a realização das sementeiras; Realização de sopas na cantina da escola com as hortícolas biológicas da Horta.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 27
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 34

Como são envolvidas as famílias?

Através da participação na recolha de resíduos para a compostagem; Através das plantações, sementeiras e mondas realizadas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos assumem o trabalho na Horta com responsabilidade e assiduidade. Por isso, têm uma tarde por semana estipulada para a realização dos trabalhos necessários, sendo assim notório o envolvimento que os mesmos têm com a Horta; O facto de existir uma Horta no espaço escolar tem também grande impacto nos encarregados de educação uma vez que após as refeições que realizam em casa têm a preocupação de guardar os restos de comida que podem ir para compostagem (cascas de fruta, cascas de ovos,…), que depois os filhos trazem para o compostor do colégio; O envolvimento dos funcionários da cantina é também uma grande mais valia na medida em que se verifica um reaproveitamento dos resíduos produzidos em elevado número, tais como, cascas de batatas, frutas, entre outros. Este envolvimento dos funcionários da cantina promove grande sensibilização dos mesmos para as questões ambientais, diminuindo ainda a quantidade de resíduos enviados para a Lipor.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta é trabalhada por todos os alunos sobre orientação direta da professora e de um encarregado de educação.

Como é feita a preparação do solo?

O Solo é trabalhado com recurso a sacholas e pequenas alfaias agrícolas, tais como, ancinhos e pequenas pás.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Na Horta já houve desde a sua criação várias consorciações favoráveis instaladas, nomeadamente: Alface/alho francês Abóbora/Milho Morango/cebola

Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada manualmente com recurso a regadores.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para já não foi verificada nenhuma situação problemática relativamente a pragas e doenças nas culturas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Realização de saladas no almoço do colégio; Realização de sopas; Apanha de aromáticas para levar para casa (para temperos dos cozinhados familiares).

 

Publicado por: Colégio Novo da Maia

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Professor coordenador da horta: Ana Patrícia Duarte de Sousa