Casa de Infância de Santo António

a nossa horta bio

 
  • Cascas de fruta para o nosso compostorCascas de fruta para o nosso compostor
  • Também gostamos muito de alimentar os nossos patos e galinhas.Também gostamos muito de alimentar os nossos patos e galinhas.
  • Alunos a dar os restos de comida do almoço aos porcos da nossa quintaAlunos a dar os restos de comida do almoço aos porcos da nossa quinta
  • Compostor da instituiçãoCompostor da instituição
  • Preparação do soloPreparação do solo
  • As primeiras plantasAs primeiras plantas
  • Hora de regar as plantas da estufa com a água recolhida da chuvaHora de regar as plantas da estufa com a água recolhida da chuva
  • Hora de recolher as cascas de ovos,  cascas de frutas e batatas para o nosso compostorHora de recolher as cascas de ovos, cascas de frutas e batatas para o nosso compostor
  • Trabalho no exteriorTrabalho no exterior
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na nossa escola existe uma horta há 5 meses.

Área aproximada da horta

A área aproximada da Horta é de 150 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O Projeto da Agricultura Biológica e Alimentação Saudável (Estufa) nasce na Casa de Infância de Santo António com o intuito de procurar incluir as nossas crianças num ambiente de descoberta de experiências na terra, na aprendizagem de técnicas inovadoras que respeitem o ambiente e em momentos de aprendizagem saudáveis ao ar livre. Mais do que a mera explicação das técnicas agrícolas, este projeto pretende que as crianças desenvolvam a sua capacidade de exploração do meio próximo e o seu sentido de responsabilidade. O âmago deste projeto prende-se com a necessidade crescente de familiarizar as crianças com a natureza e, consequentemente, incluí-las num processo de aprendizagem onde a interajuda, o respeito pelo próximo e pelo ambiente são componentes essenciais para o seu desenvolvimento natural. O projeto teve início através de pequenos diálogos com os alunos para podermos compreender quais os seus conhecimentos acerca da agricultura. Assim, através de pequenas questões, como por exemplo, “quem tem hortas em casa?”; “se tem hortas em casa o que é que tem lá plantado?”; “quem já ajudou alguém a semear ou a plantar coisas?” (entre outras questões que foram surgindo no decorrer da sessão, serviram como mote para darmos inicio ao projeto. Para além disso, começámos a questionar algumas crianças acerca das práticas existentes nas suas hortas, isto é, procurámos saber quem, de facto, utilizava técnicas correspondentes à agricultura biológica. A grande maioria não sabia qual o significado de «Biológico» pelo que procurámos explicar o conceito através do conto de uma história “O Mundo da Agricultura Biológica”. Resumo do Projeto em: http://prezi.com/obrh99naqsbc/projeto-estufa/

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projeto é original na medida em que todos os alunos dos 3 aos 10 anos estão ativamente envolvidos nas atividades em torno da nossa horta biológica. Os tempos dedicados ao trabalho na estufa estão contemplados nos horários das turmas. Os alunos do primeiro ciclo dedicam uma tarde ao trabalho na estufa quinzenalmente e os alunos do pré-escolar uma a duas tardes por mês. Este trabalho é rotativo pelo que, pelo menos três vezes por semana, o trabalho na estufa é efetuado por alunos. Um dos aspetos que consideramos importante é a recolha de água da chuva. Na instituição temos depósitos para recolher água e aquando da rega, sempre que possível, (na maioria das vezes uma vez que cá nos Açores chove muito) os alunos regam a horta com a água recolhida e registam (no caso do pré escolar as educadoras registam) o número de regadores usados para terem uma noção da água recolhida e da importância desta iniciativa. O facto de termos um técnico disponível para o acompanhamento de professores e alunos nas atividades na estufa é uma mais valia. A par das visitas à estufa temos desenvolvido diversas atividades em contexto de sala tentando promover a interdisciplinaridade sempre que possível.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Cidadania
  • N.º de alunos envolvidos:
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos:
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Numa fase inicial contamos com a colaboração de alguns encarregados de educação para montar a estufa. As famílias dos alunos encontram-se muito entusiasmadas com este projeto, entusiasmo que foi aumentando à medida que os alunos foram partilhando em casa as suas experiências na terra. A participação, sobretudo, dos encarregados de educação tem sido muito boa. Numa fase inicial pedimos a colaboração das famílias com plantio e sementes biológicas. Muitos alunos trouxeram sementes para a escola. Sempre que os encarregados de educação pretendem podem visitar a estufa com os filhos ou com o Roman (técnico especializado em agricultura biológica que acompanha todas as atividades desenvolvidas na estufa). No dia do pai, todos os pais serão convidados a visitar a estufa com os seus filhos para que as crianças possam descrever aos pais todo o trabalho desenvolvido. A todos os pais será oferecida uma planta num copo de iogurte para posterior transplantação em casa. Para o final do ano letivo temos planeado a confeção de uma refeição com produtos biológicos da nossa quinta para a comunidade escolar.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Quando se deslocam à estufa, muitos encarregados de educação manifestam a vontade de construir uma estufa em casa ou quando não têm condições para isso revelam que gostariam de ter. A maioria dos alunos começa a perceber a importância e benefícios do consumo de produtos biológicos. Além disso, verificamos uma maior valorização dos bens alimentares, uma vez que os alunos percebem a dedicação e esforço necessários para que os alimentos cheguem à nossa mesa.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos visitam a horta rotativamente. Lá alimentam os animais, recolhem as ervas daninhas que posteriormente dão aos animais; limpam as capoeiras (sendo os excrementos dos animais aproveitados para o compostor); recolhem os restos de alimentos da cozinha para o compostor, participando ativamente no processo de compostagem. Os alunos são divididos em grupos e a cada grupo é distribuída uma tarefa. Estas tarefas vão alternando de forma a que todos alunos participem.

Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, os alunos, professores e técnico cavaram a terra e recolheram todas as ervas daninhas. Ao solo foi adicionado o composto. Para diminuir o crescimento das ervas daninhas, colocamos palha nos canteiros da estufa.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas ou consociações que produzimos são: cenouras, ervas aromáticas, feijão, tomate, beterraba, cebola, alho, alface, favas, alho francês, couve-flor, acelgas, nabos, couves e abóboras. Além disso, temos canteiros com flores.

Como é feita a gestão da rega?

No que diz respeito ao espaço cultivado no exterior da estufa, praticamente não temos necessidade de regar. Sempre que possível, uma vez que cá nos Açores chove muito, usamos água recolhida da chuva para regar as culturas que estão dentro da estufa. Sempre que os alunos regam, registam o número de regadores que usaram da água recolhida da chuva (para terem noção da água que conseguiram poupar com este gesto).

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Felizmente ainda não tivemos muitas pragas na estufa. Para evitar as pragas e as doenças usamos, sobretudo, a consociação de culturas. Além disso, plantamos ervas aromáticas ao redor dos canteiros para afastar as pragas. A única vez que tivemos pragas (nos tomateiros e feijões) usamos duas misturas de “pesticidas biológicos”. Uma delas composta por urtigas e água. O processo consiste em deixar as urtigas em água durante três semanas e após esse período de tempo colocamos o líquido resultante sobre as plantas. Ademais misturamos água com sabão preto e colocamos nas plantas. Após três a quatro aplicações estas duas técnicas revelaram-se eficazes.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

As atividades que se realizam em torno da horta são inúmeras : sessões educativas, cartazes, visualização de filmes sobre agricultura biológica, leitura e interpretação de histórias sobre agricultura biológica, visita de outras quintas biológicas da região, desenhos, identificação das partes das plantas que comemos, registos sobre o que podemos e não colocar no compostor, distribuição de plantas pela comunidade para posterior transplantação.

 

Publicado por: Casa de Infância de Santo António

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Professor coordenador da horta: Emília Manuela Machado Ferreira