Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá
a nossa horta bio
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Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta na escola já existe há cinco anos. Inicialmente começou num espaço muito reduzido, agora tem aproximadamente 30m2.
Área aproximada da horta
A área é aproximadamente trinta metros quadrados.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Os objetivos e motivações é levar os alunos a terem um contato direto com as plantas que fazem parte da nossa alimentação; faz parte do currículo dos alunos do ensino especial, de 5º e 6º anos.Podemos dizer que a horta é "um laboratório ao vivo". Os alunos colocam as sementes a germinar e depois transplantam-nas para a horta e continuam a cuidar delas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este ano o grupo decidiu "dar talhões para os alunos trabalharem". Foram colocadas placas a identificar o seu espaço. Os alunos mostraram-se muito empenhados e responsáveis pelo seu talhão. Fizeram divulgação aos seus professores e encarregados de educação. Alguns alunos que não faziam parte da horta mostraram-se curiosos e queriam saber o que é a compostagem e como se fazia.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Visual/Tecnológica, Ciências Naturais
- N.º de alunos envolvidos: 20
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2
Como são envolvidas as famílias?
As famílias forneceram plantas para a horta e autorizaram os seus educandos a virem à escola só para trabalharem na horta.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos ao desenvolverem um determinado projeto na escola, tinham de dar um exemplo de um recurso que tinham na escola. Referiram a horta da escola. As condições climatéricas não foram favoráveis e por isso neste momento apenas temos as cebolas, couves, rabanetes e courgettes. Os alunos foram presenteados com alguns destes produtos.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
De acordo com o horário das professoras os alunos organizaram-se e iam à horta tratar do seu talhão. Quando necessário e havendo falta de um aluno ou outro, todos ajudavam. Como a horta tem de ser regada de manhã ou ao fim da tarde, o grupo que regava a horta ou era um funcionário ou alunos voluntários que apareciam.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi lavrado com ajuda do Sr.Presidente da Junta de Freguesia. Á medida que íamos colocando as plantas na horta, colocávamos o composto dos compostores.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces/ cebolo alface/ alho francês / couves morangos alho francês
Como é feita a gestão da rega?
A rega das plantas foi realizada usando regadores e usando o depósito de água da chuva. Ás vezes usa-se a mangueira que serve a horta.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Para combater as pragas utilizamos flores, plantas aromáticas e a consociação de plantas
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
No ano passado alguns produtos foram oferecidos à cantina para usar na confeção da sopa. Este ano como o tempo não ajudou, o ano terminou e os produtos estão agora a sair. Aguardamos que as abóboras estejam prontas para consumir em setembro.