Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá

a nossa horta bio

 
  • Os dois talhões do 6ºG e H.Os dois talhões do 6ºG e H.
  • A LIPOR deu dicas importantes para a colocação do composto e consociação de plantas.A LIPOR deu dicas importantes para a colocação do composto e consociação de plantas.
  • A LIPOR ofereceu-nos algumas plantas aromáticas.A LIPOR ofereceu-nos algumas plantas aromáticas.
  • As alunas do 6ªH trouxeram plantas, oferecidas pelos Encarregados de Educação.As alunas do 6ªH trouxeram plantas, oferecidas pelos Encarregados de Educação.
  • Para separar os talhões do 6ºG e H, colocou-se umas pedrinhas.Para separar os talhões do 6ºG e H, colocou-se umas pedrinhas.
  • As plantas são regadas.As plantas são regadas.
  • O cebolo é plantado com a ajuda das alunas do 6ºG.O cebolo é plantado com a ajuda das alunas do 6ºG.
  • Com a colaboração da D.Palmira a terra foi cavada.Com a colaboração da D.Palmira a terra foi cavada.
  • As alunas do 6ºG retiram as ervas do talhão.As alunas do 6ºG retiram as ervas do talhão.
  • Com a colaboração do Sr presidente da Junta a terra foi lavrada.Com a colaboração do Sr presidente da Junta a terra foi lavrada.
  • Reutilização de pneus para colocar flores e plantas aromáticasReutilização de pneus para colocar flores e plantas aromáticas
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta na escola já existe há cinco anos. Inicialmente começou num espaço muito reduzido, agora tem aproximadamente 30m2.

Área aproximada da horta

A área é aproximadamente trinta metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objetivos e motivações é levar os alunos a terem um contato direto com as plantas que fazem parte da nossa alimentação; faz parte do currículo dos alunos do ensino especial, de 5º e 6º anos.Podemos dizer que a horta é "um laboratório ao vivo". Os alunos colocam as sementes a germinar e depois transplantam-nas para a horta e continuam a cuidar delas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este ano o grupo decidiu "dar talhões para os alunos trabalharem". Foram colocadas placas a identificar o seu espaço. Os alunos mostraram-se muito empenhados e responsáveis pelo seu talhão. Fizeram divulgação aos seus professores e encarregados de educação. Alguns alunos que não faziam parte da horta mostraram-se curiosos e queriam saber o que é a compostagem e como se fazia.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Visual/Tecnológica, Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias forneceram plantas para a horta e autorizaram os seus educandos a virem à escola só para trabalharem na horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos ao desenvolverem um determinado projeto na escola, tinham de dar um exemplo de um recurso que tinham na escola. Referiram a horta da escola. As condições climatéricas não foram favoráveis e por isso neste momento apenas temos as cebolas, couves, rabanetes e courgettes. Os alunos foram presenteados com alguns destes produtos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com o horário das professoras os alunos organizaram-se e iam à horta tratar do seu talhão. Quando necessário e havendo falta de um aluno ou outro, todos ajudavam. Como a horta tem de ser regada de manhã ou ao fim da tarde, o grupo que regava a horta ou era um funcionário ou alunos voluntários que apareciam.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi lavrado com ajuda do Sr.Presidente da Junta de Freguesia. Á medida que íamos colocando as plantas na horta, colocávamos o composto dos compostores.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces/ cebolo alface/ alho francês / couves morangos alho francês

Como é feita a gestão da rega?

A rega das plantas foi realizada usando regadores e usando o depósito de água da chuva. Ás vezes usa-se a mangueira que serve a horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Para combater as pragas utilizamos flores, plantas aromáticas e a consociação de plantas

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No ano passado alguns produtos foram oferecidos à cantina para usar na confeção da sopa. Este ano como o tempo não ajudou, o ano terminou e os produtos estão agora a sair. Aguardamos que as abóboras estejam prontas para consumir em setembro.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá

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Professor coordenador da horta: Ilda Isabel Magalhães Fonseca Félix