Escola EB Comendador Ângelo Azevedo

a nossa horta bio

 
  • A Horta na Escola em fase de construçãoA Horta na Escola em fase de construção
  • A Horta na Escola Comendador Ângelo AzevedoA Horta na Escola Comendador Ângelo Azevedo
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde que a escola entrou no programa Eco-Escolas (11 anos)

Área aproximada da horta

120m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Contribuir para o embelezamento do espaço escolar - Preservar os espaços verdes - Fomentar a intervenção ativa dos alunos na preservação da Biodiversidade

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Todas as atividades programadas para este projeto são sempre encaradas pelos alunos envolvidos com bastante recetividade e empenho. Todas as atividades desenvolvidas tiveram como principal objetivo consciencializar toda a comunidade escolar para conceitos e práticas de educação ambiental, proporcionando-lhes a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global. Neste projeto para além da parte teórica a parte prática complementa-o com bastante sucesso.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Projeto Eco-Escola
  • N.º de alunos envolvidos: 65
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a participar na Horta com a colaboração de sementes e alguns legumes e plantas

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Este projeto foi e será umas mais valia na construção dos nossos alunos no sentido de: - mudar as mentalidades, intervindo desde a mais tenra idade, ao nível dos Jardins de Infância e Escolas dos 1º, 2º e 3º Ciclos, na sensibilização dos alunos para os grandes problemas do ambiente a nível local, regional e mundial; - estimular a sua participação nos processos de decisão e na tomada progressiva de consciência sobre a importância do ambiente no dia-a-dia. Durante todo este processo os alunos íam por iniciativa própria visualizar a horta para verem se era preciso alguma intervenção da turma. Alguns criaram as suas próprias horta em casa envolvendo os pais e familiares próximos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por semana existe um escalonamento entre as turmas do pré escolar, 1º ciclo e 2º e 3º ciclo envolvidos diretamente neste projeto.

Como é feita a preparação do solo?

O terreno inicialmente é bastante trabalhado para que o solo seja o ideal para que as plantações se adaptem com facilidade. A terra solta permite uma boa drenagem e oxigenação do solo. Tem uma boa camada de matéria orgânica (ricos em húmus - folhas...).

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, cenouras, coentros, salsa, tomates, alface, favas, ervilhas, feijão, repolho, couve galega, pimentos, pepinos, abóbora, alho francês, cebolas, alhos...

Como é feita a gestão da rega?

Rega automática.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até ao momento não se verificou.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Neste ano letivo participamos no concurso 'HortasVivas' promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Os produtos resultantes da horta são confecionados na cantina da escola nomeadamente as cenouras, alface, batatas, couves, etc. Fazem-se saladas saborosas! Outros produtos são vendidos à comunidade escolar.

 

Publicado por: Escola EB Comendador Ângelo Azevedo

avatar

Professor coordenador da horta: Sónia Luísa de Lima Martins