Escola Secundária Jaime Moniz

a nossa horta bio

 
  • Plantação de Plantas AromáticasPlantação de Plantas Aromáticas
  • Por Vezes a Motivação é Superior às capacidades da FerramentaPor Vezes a Motivação é Superior às capacidades da Ferramenta
  • Início da Plantação de AboboreiraInício da Plantação de Aboboreira
  • Início da Plantação de CouvesInício da Plantação de Couves
  • Preparação do TerrenoPreparação do Terreno
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 Anos

Área aproximada da horta

50 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Priveligiar o contacto com a Natureza; Promover a Educação ambiental; Despertar para a preservação e conservação do ambiente; Atenuar as diferenças entre o espaço urbano e o rural; Reduzir o volume de resíduos orgânicos; Tomar consciência das vantagens da utilização de composto orgânico na agricultura; Aprender e adoptar técnicas da agricultura tradicional e biológicas; Promover uma alimentação saudável; Valorizar e promover o lúdico, através de uma terapia de relaxamento; • Estimular a curiosidade para as relações bióticas e abióticas; • Desenvolver capacidades de observação, organização e registo; • Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo; • Promover o uso de novas tecnologias da comunicação em educação;

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

No âmbito da Área Curricular Não Disciplinar de Área de Projecto as turmas 2 e 8 do 12º Ano e na Área disciplinar de Ecologia de 10º e 11º anos os alunos manifestaram interesse por actividades práticas, surgindo a ideia de construir uma horta pedagógica no espaço da nossa Escola. Esta constituirá um espaço onde os alunos poderão estar em contacto directo com a natureza. Podendo assim, tomar consciência da necessidade de respeitar o ambiente e ao mesmo tempo desenvolver valências e capacidades de trabalho cooperativo, fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto cidadãos mais responsáveis e intervenientes. Desta forma pretende-se promover a dinamização de uma horta enquanto ferramenta pedagógica, permitindo o contacto com o meio natural promovendo sinergias entre a comunidade educativa e a sociedade civil. O projecto “Horta Ecológica” tem assim, como objectivo a criação e manutenção de uma horta pedagógica tendo como prioridade a utilização de compostagem. Pretende-se deste modo despertar a sensibilidade dos alunos para a agricultura biológica (ecológica) como forma de associar conceitos e técnicas tradicionais de agricultura, com conceitos de valorização orgânica dos resíduos sólidos urbanos produzidos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ecologia, Inglês, Biologia
  • N.º de alunos envolvidos: 9
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

-Fornecimento de algumas plantas. -Fornecimento de algum material biológico para utilizar na horta (palhas). -Recolha de conhecimentos dos familiares mais antigos dos alunos sobre agricultura tradicional e comparação com a biológica. -Visitar a horta. -Os alunos levam para casa alguns produtos produzidos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

-Horta Biológica com estilo: http://ecojaimemoniz.wordpress.com/2013/01/29/horta-ecologica-com-estilo/ http://ecojaimemoniz.wordpress.com/2013/03/15/horta-biologica-com-estilo-harlem-shake/

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

-Os alunos vão todas as segundas-feiras fazer uma manutenção geral: rega, limpeza, cultivo de outras plantas. -Mensalmente é elaborado uma lista de tarefas onde cada aluno sabe o que vai fazer, como fazer e quando fazer.

Como é feita a preparação do solo?

-Limpeza geral do solo. -Remover ervas -Cavar o solo. -Utilização de plantas para fixação do azoto atmosférico. -Utilização de plantas para combate às lagartas. -Chorume de urtigas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

-Alfaces, cebolas e chícharos. feijoca, tomates, couves, favas, trigos, milho, aromáticas, pimentos, abóboras, courgettes, maracujazeiros, grão de bico, entre outras... -Consociações para podução de alface: Chícharo para azotar o solo. Cebolas e alhos para prevenir as lagartas, lesmas e caracóis.

Como é feita a gestão da rega?

-A rega é feita com garrafões de cinco litros enterrados no solo com pequenas aberturas na base onde a rega ocorre por "porosidade". Quanto mais seco está o solo mais água sai do garrafão. Quando o solo está bastante húmido, não sai água do garrafão. http://ecojaimemoniz.wordpress.com/2013/04/08/colocacao-do-sistema-de-rega-na-horta/

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

-Através da observação semanal e com a introdução de plantas que repelem pragas e doenças (cebolas e alhos,...). -Utilização de sabão de potássio para pulgões. -Utilização de cinzas para lesmas e caracóies. -Utilização de churome de urtigas para diversas pragas e como fertilizante foliar.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

-Exposição dos produtos em maio, mercadinho biológico em maio, visitas guiadas à horta. http://ecojaimemoniz.wordpress.com/2013/01/29/horta-ecologica-com-estilo/ http://ecojaimemoniz.wordpress.com/2013/03/15/horta-biologica-com-estilo-harlem-shake/

 

Publicado por: Escola Secundária Jaime Moniz

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Professor coordenador da horta: Teresa Santos