Escola Profissional Amar Terra Verde- Pólo de Amares

a nossa horta bio

 
  • Retirar as ervas daninhas do jardimRetirar as ervas daninhas do jardim
  • Tratamento da Terra para a hortaTratamento da Terra para a horta
  • Tratar a Vedação do Jardim de CheirosTratar a Vedação do Jardim de Cheiros
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola à 3 anos.

Área aproximada da horta

A área da horta é aproximadamente de 22 m2, e tem vários jardins de ervas aromáticas.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Ao longo de mais um ano lectivo, os alunos e professores da Escola irão reunir os meios materiais necessários e organizarão equipas de trabalho para criarem mais uma vez a Horta Biológica. O objetivo consiste na dinamização dos espaços exteriores da Escola, promovendo o contacto dos alunos com elementos naturais e de biodiversidade, como a terra e as plantas. Os alunos serão responsáveis por todo o processo, desde a preparação do solo, da plantação das diferentes espécies de legumes, assim como de toda a manutenção da horta escolar. Para além de todo o trabalho envolvido, a criação da Horta Biológica cumprirá com a sua função educativa, formativa e social na comunidade escolar e permitirá implementar outras actividades didácticas e de animação para a comunidade local.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto consiste em conseguirmos, em apenas 22 m2 de terreno, ter uma enorme diversidade de legumes, educar a nossa comunidade escolar (alunos, docentes e funcionários) para o amor pela terra, o gosto pela agricultura biológica, para a utilidade/necessidade que a nossa sociedade tem em ser autossuficiente e saber fazer o mesmo processo nos terrenos que os pais e avós têm. E ainda a "parceria" entre o jardim de cheiros e a horta , nas suas consociações.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboraram com a dádiva de legumes para nós plantarmos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os nossos alunos aprenderam a não ter preconceitos contra a agricultura, se antes não gostavam de ajudar os pais nas suas hortas, agora valorizam esse trabalho, ajudam e compreendem a importância da agricultura biológica na nossa alimentação e na sustentabilidade da economia familiar.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O tratamento dos terrenos foi feito pelos alunos todos, dividindo-se as tarefas. A plantação dos legumes foi realizada progressivamente, como o tempo foi permitindo. A rega é controlada diariamente por grupos diferentes, ou seja, o grupo responsável do dia, vinha de manhã, 15 minutos mais cedo da primeira aula começar, regava a horta e depois dirigia-se à respetiva aula. Esta tarefa era importantíssima e foi cumprida exemplarmente. Quanto às ervas daninhas, que teimam em aparecer, foram retiradas sempre que necessário e possível, por vários grupos de trabalho, quando o tempo o permitia, já que este ano a chuva não nos largava.

Como é feita a preparação do solo?

O solo no inicio estava com muitas ervas daninhas, que foram retiradas pelos nossos alunos. Após este processo a terra foi cavada e fresada. Quando o terreno já estava pronto procedeu-se à divisão do terreno para podermos realizar a plantação dos nossos legumes.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta tem dos seus lados o nossa jardim de cheiros, que se trata de vários canteiros com plantas aromáticas. As culturas/consociações instaladas são várias pois temos : -Alecrim, Alfazema, rosmaninho que repelem diversas pragas, atraem insetos polinizadores e a sua presença estimula outras plantas; -Arruda que repele gatos e formigas; -Erva-cidreira que atrai insetos polinizadores e o seu forte cheiro a limão repele determinados insetos; -Loureiro que repele toupeiras; -Salsa que repele a mosca da cenoura e certos escaravelhos; -Santolina que é um excelente repelente de grande número de insetos; -Tomilhos que repelam a lagarta da couve.

Como é feita a gestão da rega?

A rega foi feita manualmente e sempre que necessária, no inicio da manhã por vários grupos de trabalho. O grupo responsável do dia, chegava à escola 15 minutos antes da primeira aula, ou seja às 8:15h, se visse que era necessário regar a horta e o jardim, realizava a tarefa e depois dirigia-se à sala de aula. Destaco esta tarefa, que apesar de ser um pouco dura, foi exemplarmente cumprida por todos os grupos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Sempre que era efetuada a rega o grupo tinha o cuidado de verificar a existência ou não de pragas e doenças. Este ano, felizmente não tivemos qualquer tipo de problemas. Será que o nosso jardim de cheiros está a cumprir em pleno as suas funções!?Parece que sim.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

O curso de Animador Sociocultural, na disciplina de Área de estudo da Comunidade, realizaram uma pesquisa sobre plantas medicinais e a sua utilização. Após a pesquisa, os alunos arquivaram toda a documentação com as respetivas amostras colhidas no nosso jardim de cheiros. Esta ação foi muito enriquecedora para toda a comunidade escolar, pois todos aprendemos a utilizar corretamente as ervas aromáticas no nosso dia a dia. Em anexo, enviamos o trabalho em formato digital e as fotografias do trabalho final.

 

Publicado por: Escola Profissional Amar Terra Verde- Pólo de Amares

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Professor coordenador da horta: Paula Cristina Martins da Costa