Escola EB 2,3 de Rates

a nossa horta bio

 
  • Jardim Aromático (apenas com plantas aromáticas).Jardim Aromático (apenas com plantas aromáticas).
  • Culturas da época desenvolvidas na estufa (horta interior).Culturas da época desenvolvidas na estufa (horta interior).
  • Estufa (aspeto da estufa onde se desenvolve a horta interior).Estufa (aspeto da estufa onde se desenvolve a horta interior).
  • Culturas da horta exterior 1 (Produtos hortícolas da época).Culturas da horta exterior 1 (Produtos hortícolas da época).
  • Culturas da horta exterior 2 (Produtos hortícolas da época).Culturas da horta exterior 2 (Produtos hortícolas da época).
  • Culturas da horta exterior 3 (Produtos hortícolas da época).Culturas da horta exterior 3 (Produtos hortícolas da época).
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta tem 4 anos.

Área aproximada da horta

A horta está dividida em duas partes uma exterior que tem uma área aproximada de 176 m2 e a estufa com cerca de 42m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Como a escola se situa numa área de zona agrícola a criação desta estrutura teve como principal incentivo motivar os alunos para a implementação de uma agricultura biológicaem detrimento de uma agricultura com execesso de produtos químicos. Através desta horta pretende-se: - Promover a educação ambiental dos alunos que nela trabalham; - Aprender a implementar as técnicas de agricultura biológica na horta (preparação do terreno, utilizando a consociação e rotação de culturas, combate de pragas e doenças) e armazenando corretamente os seus produtos; - Promover a compostagem; - Incentivar a comunidade local a praticarem uma agricultura biológica, por intervenção dos alunos; - Fomentar uma educação ambiental como principal impulsionadora de futuras práticas positivas para a preservação do Ambiente.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto prende-se com o fato da escola localizar-se numa zona agrícola com forte recurso a uma agricultura com aplicação de produtos prejudiciais para o ambiente (produtos químicos). Para além disso, é na Escola que o aluno deve aprender a ser um cidadão livre, responsável, crítico e disponível para participar plenamente na vida colectiva da sociedade. A importância deste projeto recai sobretudo numa contribuição para a melhoria nas aprendizagens, nas competências, nas atitudes e nos valores face à Conservação da Natureza, promovendo uma mudança de atitude a nível dos encarregados de educação na sua atividade diária nos campos agrícolas. Do exposto, a originalidade do projeto prende-se com o fato de demonstrar a importância do papel que a Escola tem nas mudanças conceptuais, atitudinais e éticas face a uma área tão importante como a educação ambiental.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: São três as disciplinas: Preparação do Terreno Agrícola, Fruticultura Biológica e Horticultura Biológica.
  • N.º de alunos envolvidos: 15
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Com a existências de trocas de produtos agrícolas entra a escola e a família.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Através da aprendizagem realizada na escola existe uma transmissão de conhecimentos e técnicas agrícolas que passam para a comunidade. Para além disso, alguns produtos produzidos nesta horta vão para a comunidade escolar (encarregados de educação).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos por equipas de três elementos. Cada equipa tem tarefas diferentes para realizar na horta (preparação do terreno, rega, monitorização e controlo de pragas e doenças, ...). Esta divisão de tarefas é rotativa, de modo, a que todos os alunos passem pelas diferentes etapas de manutenção da horta.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno é feita do seguinte modo: mobilização com motosserra ou sacha manual com incorporação de composto produzido na horta.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são de acordo com a época do ano, mas podemos salientar as seguintes: favas, alhos, alho francês, cebola, alfade roxa, alface frisada, couve lombarda, penca, couve coração, batata, couve-flor, brócolos, ervilhas de grão, ervilhas de quebrar, feijão verde, pimentos, tomates, morangos, abóboras e pepino. As árvores de fruto que temos são: macieira, limoeiro, ameixoeira, tangerineira. As aromáticas são salsa, salva, alfazema, loureiro e manjerico.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente por sulco ou com caldeiras. Esta rega é sempre realizada ou no incio da manhã ou no final do dia, evitando deste modo as horas de maior incidência solar.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controle das pragas é feito por meio de catação manual ou eliminação das partes muito atacadas. Para além disso, pode-se também referir que são feitas armadilhas com a utilização de produtos naturais (urtigas maceradas, leite, areia fina, vinagre e outros produtos) para combater infestantes.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Através desta horta produz-se alguns produtos para a comunidade escolar: encarregados de educação, pessoal docente e não docente e para o próprio consumo local (escola). Além da horta, na nossa escola desenvolveu-se paralelamente a criação de várias zonas de jardim à volta dos pavilhões e uma construção de um lago com zona verde em redor (em anexo seguem três registos fotográficos que ilustram este nosso alargamento não se limitando só à nossa horta). Convém referir, que temos um jardim de plantas aromáticas e tambem nestas novas zonas verdes: lago e espaço em redor dos pavilhões, também se desenvolve este tipo de flora.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Rates

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Campos Costa