Escola EB1/JI da Portela de Sintra

a nossa horta bio

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de 13 anos.

Área aproximada da horta

A área é de cerca de 36 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta surgiu como aproveitamento de um espaço ao abandono e a necessidade de incutir conhecimentos aos alunos, numa área em que as crianças citadinas desconhecem coisas tão elementares como o nome de algumas plantas/ alimentos, bem como de instrumentos e atividades ligadas à agricultura. De início foi apenas uma horta pedagógica e mais tarde com o apoio da agrobio iniciámos a horta biológica permitindo aos alunos conhecer o que são alimentos biológicos bem como a sua utilidade proporcionando uma alimentação saudável e proteção do meio ambiente. Identificação de pragas ou de animais úteis à agricultura biológicas utilizando armadilhas cromo tropicas ou lupas e utilizando alguns processos de combate das pragas sem recurso a pesticidas. Demos também início à fertilização da horta recorrendo ao composto feito na escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto é original e inovador na medida em os alunos aprendem observando e experimentando. Para alguns alunos é mesmo o primeiro contato com a atividade agrícola e o processo de rentabilizar a terra. A descoberta constante da bicharada que existe debaixo da terra ou no espaço envolvente bem como a sua importância e a interação entre os diversos elementos existentes na horta fazem a delícia das crianças, que com tudo se espantam e estimulam a sua curiosidade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 93
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas quer na compra das plantas da horta, quer na doação de algumas sementes ou plantas. Às vezes é solicitada ajuda nas plantações ou identificação de plantas. No entanto são os alunos e professores que realizam a maioria dos trabalhos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está a cargo de 3 turmas que programam as atividades entre si e as executam de acordo com essa programação e de acordo com as condições atmosféricas. As outras turmas da escola visitam a horta e observam as transformações da horta ou desenvolvimento das plantas ou ainda atividades a decorrer no momento da visita.

Como é feita a preparação do solo?

Normalmente é a autarquia que cava a terra pois é uma tarefa demasiado difícil para os alunos nesta faixa etária. Outras vezes são os professores e alguns alunos maiores que o fazem. O composto é colocado com a ajuda dos alunos que o transportam para a horta e ajudam a envolver.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

No Inverno temos habitualmente plantas aromáticas (salsa, hortelã, coentros), espinafres, couve galega, couve portuguesa, lombarda e nabiças. (Este Inverno tivemos apenas couve galega pois a terra não foi cavada na devida altura e como choveu muito não se proporcionou a plantação de Inverno) Na Primavera colocamos couve galega, alface, pepino, cebola, beringela, pimento ervilha, feijão verde, acelga, morangueiros, espinafre bravo, salsa, coentros, hortelã. Junto da horta há uma diversidade de plantas aromáticas e medicinais; Alecrim, alfazema, salva, lúcia-lima, erva-cidreira, rosmaninho, cravo túnico entre outros.

Como é feita a gestão da rega?

Temos o sistema de rega por aspersão, mas raramente e utilizado na horta pois está mal regulado havendo muito desperdício de água. Por este motivo regamos com mangueira tradicional, pela manhã ou à tardinha. Fazemos a rega cada dois ou três dias quando há muito calor e espaçamos a rega quando chove ou há menos calor. As turmas rodam entre elas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através da observação ou com lupa adequada. Quando há lagartas utilizamos cinza, para o piolho, fazemos uma sabonária de água e sabão azul e branco e depois pulverizamos. Para as lesmas e caracóis colocamos pratos de cerveja que atrai as mesmas. Verificamos se há joaninhas e bichas-cadelas pois ajudam a eliminar algumas espécies ou tentamos apanhá-las e levá-las para lá. Associamos algumas plantas que repelem espécies invasoras ou atraem animais úteis.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

São realizadas atividades pedagógicas em sala de aula: Matemática, Língua portuguesa, Expressões e nos últimos dois anos fazemos a realização de uma feira saloia e aí vendemos entre outros os produtos biológicos da nossa horta. Também fazemos algumas vendas ocasionais quando temos produtos fora dessa feira que os pais adquirem.

 

Publicado por: Escola EB1/JI da Portela de Sintra

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Professor coordenador da horta: Rita da Conceição Pimentel Bernardo