Escola EB1 de Maiorga

a nossa horta bio

 
  • Preparando o canteiro e escolhendo as folhas secas para o compostorPreparando o canteiro e escolhendo as folhas secas para o compostor
  • Preparando algumasplantas para colocar nos canteirosPreparando algumasplantas para colocar nos canteiros
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Na escola existe uma horta há pelo menos seis anos.

Área aproximada da horta

A horta está distribuída por vários canteiros e na totalodade tem cerca de 30m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações para a criação da horta está relacionadas com as vivências dos alunos. a escola está situada num meio rural. A horta é usada para sensibilar os alunos para os problemas relacionados com a sunstentabilidade e da biodiversidade. Os professores utilizam a horta para abordar alguns conteúdos do programa relacionados com as plantas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta está dividida em canteiros. um canteiro é feito de pnneus reciclados e tem três andares e foi utilizado para o cultivo de morangos, de salsa e coentros. Aescola tem um canteiro enorme de plantas aromáticas. O cultivo de algumas flores decorativas e as árvores de fruto já plantadas há vários anos..

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 43
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam oferecendo sementes ou plantas para a horta. É às famílias que a escola vende os vários produtos da horta. Foram os pais que instalaram um sistema de rega com o aproveitamento da água da chuva.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Cuidar da horta é uma atividade que agrada aos alunos. As famílias costumam elogiar a qualidade dos produtos e o preç. O composto produzido pela escola esgotou e é muito procurado por algumas pessoas idosas que vivem nas imediaçºoes da escola. Os alunos repartem entre si os produros, este ano os morangos fizeram muito sucesso.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Normalmente são as turmas dos 3º e 4º anos que tomam conta da horta. a adesão foi tanta que este ano cada turma teve um pequeno canteiro. A turma do quarto ano tentou sem sucesso devido à chuva as culturas de inverno (ervilhas e favas). Nos mese de março e abril todos os alunos participaram semeando alface e transplantando os tomateiros. A rega é feita per todos de acordo com o estabelecidos pelos professores.

Como é feita a preparação do solo?

são os alunos que preparam o solo e cuidam dos canteiros, usando pequenas alfais que a escola possui. O solo é fertilizado com composto produzido na escola.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano a escola cultivou favas, ervilhas, tomates, alfaces abóboras e morangos, além das várias aromáticas que existem em vários canteiros dispostos pela escola.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita atrvés de um depósito que recolhe a água da chuva de uma caleira da escola. Esta instalação foi oferecida pelos pais no início do ano letivo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização de pragas e doenças é feita pelos alunos e professores. Naõ se utilizam produtos químicos e as pequenas larvas e caracóis são retirados manualmente.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A escola vende o composto que produz ao longo do ano letivo. Este ano além da habitual venda durante a festa eco-escola, também se vendeu aos encarregados de educação junto ao portão de saída. Os alunos consomem alguns frutos. este ano a horta produziu morangos.

 

Publicado por: Escola EB1 de Maiorga

avatar

Professor coordenador da horta: Pedro Jorge Fino dos Santos