Escola EB1 de Maiorga
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Na escola existe uma horta há pelo menos seis anos.
Área aproximada da horta
A horta está distribuída por vários canteiros e na totalodade tem cerca de 30m2.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As motivações para a criação da horta está relacionadas com as vivências dos alunos. a escola está situada num meio rural. A horta é usada para sensibilar os alunos para os problemas relacionados com a sunstentabilidade e da biodiversidade. Os professores utilizam a horta para abordar alguns conteúdos do programa relacionados com as plantas.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A horta está dividida em canteiros. um canteiro é feito de pnneus reciclados e tem três andares e foi utilizado para o cultivo de morangos, de salsa e coentros. Aescola tem um canteiro enorme de plantas aromáticas. O cultivo de algumas flores decorativas e as árvores de fruto já plantadas há vários anos..
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 43
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
As famílias participam oferecendo sementes ou plantas para a horta. É às famílias que a escola vende os vários produtos da horta. Foram os pais que instalaram um sistema de rega com o aproveitamento da água da chuva.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Cuidar da horta é uma atividade que agrada aos alunos. As famílias costumam elogiar a qualidade dos produtos e o preç. O composto produzido pela escola esgotou e é muito procurado por algumas pessoas idosas que vivem nas imediaçºoes da escola. Os alunos repartem entre si os produros, este ano os morangos fizeram muito sucesso.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Normalmente são as turmas dos 3º e 4º anos que tomam conta da horta. a adesão foi tanta que este ano cada turma teve um pequeno canteiro. A turma do quarto ano tentou sem sucesso devido à chuva as culturas de inverno (ervilhas e favas). Nos mese de março e abril todos os alunos participaram semeando alface e transplantando os tomateiros. A rega é feita per todos de acordo com o estabelecidos pelos professores.
Como é feita a preparação do solo?
são os alunos que preparam o solo e cuidam dos canteiros, usando pequenas alfais que a escola possui. O solo é fertilizado com composto produzido na escola.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Este ano a escola cultivou favas, ervilhas, tomates, alfaces abóboras e morangos, além das várias aromáticas que existem em vários canteiros dispostos pela escola.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita atrvés de um depósito que recolhe a água da chuva de uma caleira da escola. Esta instalação foi oferecida pelos pais no início do ano letivo.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização de pragas e doenças é feita pelos alunos e professores. Naõ se utilizam produtos químicos e as pequenas larvas e caracóis são retirados manualmente.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
A escola vende o composto que produz ao longo do ano letivo. Este ano além da habitual venda durante a festa eco-escola, também se vendeu aos encarregados de educação junto ao portão de saída. Os alunos consomem alguns frutos. este ano a horta produziu morangos.