Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento - EPED
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
Área aproximada da horta
30 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Envolver toda a comunidade escolar para questões relacionadas com a agricultura biológica; - Dinamizar e embelezar os espaços exteriores escolares; - Promover o contacto com a natureza, desenvolver o conhecimento acerca das espécies de plantas e possiveis riscos/pragas que possam ocorrer devido a este tipo de iniciativa; - Desenvolver as capacidades cognitivas da comunidade escolar (nomeadamente, a cooperação, esforço e empenho, entre outros); - Criar uma horta sustentável; - Implementar mais atividades dinâmicas sobre espaços verdes/exteriores para adquirir novos conhecimentos ou aprofundar os mesmos; - Criação de compostor (adubo biológico), para adubação da horta; - Boa fonte de alimentos biológicos, mais baratos e com mais sabor e qualidade; - Promover o consumo de produtos locais.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Sebe de aromaticas colocada estrategicamente, na zona de entrada do vento; - Existência de um lago com anfibios que saem para a horta e controlam as pragas; - Sebe de roseiras e hortelã; - Consociações de especies (cebolas- morangos; alfaces - pimentos).
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Projetos em Ambiente
- N.º de alunos envolvidos: 31
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Aquisição de conhecimentos sobre novas formas de sustentabilidade (criação de uma horta); - Mercados biológicos que promovem consumo de produtos biológicos, locais, mais saborosos e saudáveis.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- A manutenção é feita pelos alunos/funcionários/professor, em tempo de aulas. - A remoção de daninhas é realizada pelas duas turmas de ambiente, alternadamente. - A rega é feita pelos funcionários.
Como é feita a preparação do solo?
- A terra é lavrada manualmente antes das sementeiras; - Adubada com o composto biológico da escola.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
- Cebolas- morangos; - Alfaces - pimentos
Como é feita a gestão da rega?
- por enquanto a rega é feita através de mangueira, de dois em dois dias, embora a precipitação ocorrida nos últimos meses tenha sido mais do que suficiente ( até excessiva)
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
- É feita de modo natural, atraves da observação direta, semanal ou quinzenal; - Não se recorre a qualquer produto quimico.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Confecção de alimentos (fornecimento ao bar da escola); - Atividades de sensibilização ambiental com crianças/jovens de outras escolas; - Mercado Biológico; - Semana Aberta, em que a horta é apresentada aos visitantes; - Dia do Mundial do Ambiente.