Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento - EPED

a nossa horta bio

 
  • Espaço da horta. Antes de ser lavrada.Espaço da horta. Antes de ser lavrada.
  • Sebe de aromáticas. Corta-vento.Sebe de aromáticas. Corta-vento.
  • Lago antes de ser podado.Lago antes de ser podado.
  • Lago depois da poda.Lago depois da poda.
  • Alunos a lavrar a terra. Preparação do terreno.Alunos a lavrar a terra. Preparação do terreno.
  • Compostor. Adição de ervas, daninhas e outros para compostagem.Compostor. Adição de ervas, daninhas e outros para compostagem.
  • Lago depois da poda.Lago depois da poda.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

Área aproximada da horta

30 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Envolver toda a comunidade escolar para questões relacionadas com a agricultura biológica; - Dinamizar e embelezar os espaços exteriores escolares; - Promover o contacto com a natureza, desenvolver o conhecimento acerca das espécies de plantas e possiveis riscos/pragas que possam ocorrer devido a este tipo de iniciativa; - Desenvolver as capacidades cognitivas da comunidade escolar (nomeadamente, a cooperação, esforço e empenho, entre outros); - Criar uma horta sustentável; - Implementar mais atividades dinâmicas sobre espaços verdes/exteriores para adquirir novos conhecimentos ou aprofundar os mesmos; - Criação de compostor (adubo biológico), para adubação da horta; - Boa fonte de alimentos biológicos, mais baratos e com mais sabor e qualidade; - Promover o consumo de produtos locais.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Sebe de aromaticas colocada estrategicamente, na zona de entrada do vento; - Existência de um lago com anfibios que saem para a horta e controlam as pragas; - Sebe de roseiras e hortelã; - Consociações de especies (cebolas- morangos; alfaces - pimentos).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Projetos em Ambiente
  • N.º de alunos envolvidos: 31
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Aquisição de conhecimentos sobre novas formas de sustentabilidade (criação de uma horta); - Mercados biológicos que promovem consumo de produtos biológicos, locais, mais saborosos e saudáveis.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- A manutenção é feita pelos alunos/funcionários/professor, em tempo de aulas. - A remoção de daninhas é realizada pelas duas turmas de ambiente, alternadamente. - A rega é feita pelos funcionários.

Como é feita a preparação do solo?

- A terra é lavrada manualmente antes das sementeiras; - Adubada com o composto biológico da escola.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

- Cebolas- morangos; - Alfaces - pimentos

Como é feita a gestão da rega?

- por enquanto a rega é feita através de mangueira, de dois em dois dias, embora a precipitação ocorrida nos últimos meses tenha sido mais do que suficiente ( até excessiva)

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

- É feita de modo natural, atraves da observação direta, semanal ou quinzenal; - Não se recorre a qualquer produto quimico.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Confecção de alimentos (fornecimento ao bar da escola); - Atividades de sensibilização ambiental com crianças/jovens de outras escolas; - Mercado Biológico; - Semana Aberta, em que a horta é apresentada aos visitantes; - Dia do Mundial do Ambiente.

 

Publicado por: Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento - EPED

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Professor coordenador da horta: Carlos Pedro da Cunha Franciosi Costa