Escola S/3 Emídio Garcia

a nossa horta bio

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciou-se em 15 de fevereiro de 2013

Área aproximada da horta

30 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-Sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da prática da agricultura biológica. -Promover a formação cívica e ambiental das crianças em termos de valores de preservação do ambiente, do desenvolvimento sustentável e da valorização do património natural. -Promover o consumo de alimentos saudáveis, nomeadamente vegetais. -Criar o gosto pela jardinagem e pela aquisição de conhecimentos sobre várias espécies vegetais, em especial as mediterrânicas. -Desenvolver atividades em articulação com o Lar de idosos de Santa Catarina favorecendo a troca de saberes intergeracionais. -Desenvolver parcerias educativas com instituições locais.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de envolver no projeto crianças e idosos. As famílias colaborarem ativamente no projeto " Semear em casa/Plantar na escola"

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5 professores
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré Escolar
  • N.º de alunos envolvidos: 56
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Aproximadamente 100

Como são envolvidas as famílias?

Nas sementeiras de várias espécies hortícolas e plantação das mesmas; partilha de saberes e experiências relacionadas com a cultura local e nos convívios preparados pela escola.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Mudar hábitos de relacionados com o consumo alimentar; considerar o ambiente uma escola para a vida; conhecer a origem dos alimentos e a biodiversidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Elaboração de um quadro com a distribuição dos dias de rega pelas diferentes salas (em anexo). As crianças procediam ao retiro das ervas daninhas sempre que necessário. As construiram um espantalho, por sala, e placas de identificação dos produtos plantados e semeados, que foram colocados na horta.

Como é feita a preparação do solo?

Escavado, colocou-se estrume biológico, voltou a ser escavado, alisou-se a terra e abriram-se os sulcos para proceder à sementeira e plantações.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola, feijão, alface, couve galega, ervilhas, espinafre, fava, tomate, rabanete, morango, framboesa, salva, sidreira, hortelã, abobora

Como é feita a gestão da rega?

Diariamente, pelo menos de manhã.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Pela observação direta, não se detetou a existência de qualquer praga.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de sopa de legumes e saladas frias. Degustação dos frutos existentes.

 

Publicado por: Escola S/3 Emídio Garcia

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Professor coordenador da horta: Luísa Maria Fernandes