Escola EB 2,3 Prof. Egas Moniz (Sintra)
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A Horta existe há três anos
Área aproximada da horta
10 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Motivar os alunos com necessidades educativas especiais para a vida diária
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Fomentar a autonomia e responsabilidade nos alunos com necessidades educativas especiais com vista à sua integração na vida ativa.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 4
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial e CN
- N.º de alunos envolvidos: 13
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
Não aplicável
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Não aplicável visto que devido às condições climatéricas e monetárias, a horta acabou por secar, apesar do envolvimento e motivação dos alunos. Encontra-se o terreno em manutenção, tendo sido de novo iniciado todo o processo de cultivo novamente.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Nas aulas de jardinagem, disciplina funcional, pelos alunos com necessidades educativas especiais, sempre com a supervisão dos professores da educação especial e de alguns assitentes operacionais.
Como é feita a preparação do solo?
Cavada à mão, alisada, escarificada e enriquecida com nutrientes resultantes da compostagem.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
alfaces, couves e ervas aromáticas/ flores
Como é feita a gestão da rega?
Com o controlo dos professores e dos assistentes operacionais.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Aula a aula, com observação, e posteriormente a participação dos adultos, e ainda com a plantação de alecrim para afugentar alguns animais.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confecção de alimentos na disciplina funcional de cozinha.