Casa da Providência de São José - Creche,JI "O Golfinho"

a nossa horta bio

 
A nossa horta foi assim em junho

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

Área aproximada da horta

10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

No âmbito do programa eco-escolas e alguns projetos que a instituição está a desenvolver durante o corrente ano letivo, construimos com as crianças uma horta biológica e uma horta vertical com legumes, tubérculos e aromáticas respetivamente. Pretendemos sensibilizar as crianças mais pequenas para o consumo de uma alimentação mais equilibrada e que compreendam o processo de semear, cuidar, colher e posteriormente comer, uma vez que todos estes legumes, vegetais e afins são para consumo na própria escola.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de este projeto estar relacionado com outros dois que a escola está a desenvolver - " Nós no Arquipélago e o ambiente" e "A reciclagem" complementa, de certa forma, a horta biológica construída. A construção de uma horta vertical é, com certeza, um elemento original da nossa instituição, sendo que toda ela é construída com materiais recicláveis.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 18
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 15

Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm contribuido com a oferta de algumas sementes de aromáticas e bolbos de vegetais ou tubérculos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todo o processo da construção da horta teve um determinado fio condutor, iniciando-se com uma pequena estufa de sala, que originou o interesse pelo semear de pequenas sementes e levou as crianças à procura de mais. Nesse sentido, partimos para a horta vertical, semeando aromáticas essencialmente e culminou na realização de uma horta biológica no terreno da escola. Todo este processo causou grande impacto nas crianças, uma vez que foi lançado por elas. Por sua vez, levaram as experiências para as suas casas, sensibilizando os pais. Um dos exemplos mais visíveis é na hora das refeições, quando as crianças prestam atenção ao seu prato e aos alimentos referindo muitas vezes os legumes, vegetais como sendo o que elas semearam ou plantaram.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Normalmente a horta está sempre supervisionada por um adulto, caso as condições atmosféricas não permitam que as crianças acedam. Contudo, duas vezes por semana as crianças vão visitar a horta e ver se é necessário alguma manutenção. Na sala, existe um quadro de responsabilidades preenchido diariamente, onde são distribuídas diferentes tarefas, entre elas as das hortas.

Como é feita a preparação do solo?

Uma vez que a área na qual cultivamos não é muito extensa e o solo é bastante fértil, optamos por escolher uma área sem declives, com plantio direto e um cultivo mínimo.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, batata, couve, cebolinho e salsa.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é sempre realizada pelas crianças quando é necessário.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controlo de pragas e doenças prende-se às consociações e também a algumas receitas caseiras como os caldos. Normalmente, a horta como é sempre supervisionada apercebemo-nos facilmente dessas pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Já confeccionamos sopa com alguns elementos que conseguimos extrair da horta e fizemos chá com erva cidreira.

 

Publicado por: Casa da Providência de São José - Creche,JI "O Golfinho"

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Professor coordenador da horta: Daniela Rocha