EB 2,3 de Ribeira de Pena

a nossa horta bio

 
  • Jardim abandonado junto à hortaJardim abandonado junto à horta
  • Entrada da HortaEntrada da Horta
  • Horta ja existente na escola por recuperarHorta ja existente na escola por recuperar
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

Área aproximada da horta

30 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objetivos essenciais prendem-se com o envolvimento de alunos mais desmotivados e potencialmente "excluídos" numa atividade em que se sintam realizados.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto difere dos demais pelo facto de se possibilitar uma troca de papéis, em que alunos com resultados escolares pouco satisfatórios têm a oportunidade de "mostrar" o seu potencial na área da agricultura.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 9
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 9

Como são envolvidas as famílias?

As famílias dão o apoio técnico, fornecendo as ferramentas necessárias para que os alunos desenvolvam o trabalho na escola. Assim, as famílias ficam responsáveis por aconselhar e a fornecer aos alunos as espécies a semear/plantar.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Apesar de apenas termos iniciado o projeto há cerca de um mês. Já temos tido o apoio de outros alunos que autonomamente tomaram a iniciativa de nos ajudar, construindo uma nova cerca para a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em 4 talhões e uma zona de compostagem. Cada dois alunos ficam responsáveis pela gestão de um talhão, sendo a zona da compostagem da responsabilidade de apenas um aluno.

Como é feita a preparação do solo?

Os alunos removeram todas as ervas daninhas existentes e colocaram composto em todos os talhões.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Para já ainda só plantamos repolho. Na próxima semana iremos plantar alfaces e também favas. Em cada talhão ficará uma espécie.

Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega será da competência do grupo de alunos por forma a introduzir de um modo prático o conceito da responsabilização.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Serão colocadas ervas aromáticas na delimitação da horta.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Pretendemos, no final do ano letivo, colher as espécies que entretanto plantamos/semeamos e realizar uma sopa biológica que será vendida no bar dos professores.

 

Publicado por: EB 2,3 de Ribeira de Pena

avatar

Professor coordenador da horta: Mónica Susana Martins Cardoso