EB 2,3 de Ribeira de Pena
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 4 anos
Área aproximada da horta
30 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Os objetivos essenciais prendem-se com o envolvimento de alunos mais desmotivados e potencialmente "excluídos" numa atividade em que se sintam realizados.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto difere dos demais pelo facto de se possibilitar uma troca de papéis, em que alunos com resultados escolares pouco satisfatórios têm a oportunidade de "mostrar" o seu potencial na área da agricultura.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 1
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 9
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 9
Como são envolvidas as famílias?
As famílias dão o apoio técnico, fornecendo as ferramentas necessárias para que os alunos desenvolvam o trabalho na escola. Assim, as famílias ficam responsáveis por aconselhar e a fornecer aos alunos as espécies a semear/plantar.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Apesar de apenas termos iniciado o projeto há cerca de um mês. Já temos tido o apoio de outros alunos que autonomamente tomaram a iniciativa de nos ajudar, construindo uma nova cerca para a horta.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida em 4 talhões e uma zona de compostagem. Cada dois alunos ficam responsáveis pela gestão de um talhão, sendo a zona da compostagem da responsabilidade de apenas um aluno.
Como é feita a preparação do solo?
Os alunos removeram todas as ervas daninhas existentes e colocaram composto em todos os talhões.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Para já ainda só plantamos repolho. Na próxima semana iremos plantar alfaces e também favas. Em cada talhão ficará uma espécie.
Como é feita a gestão da rega?
A gestão da rega será da competência do grupo de alunos por forma a introduzir de um modo prático o conceito da responsabilização.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Serão colocadas ervas aromáticas na delimitação da horta.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Pretendemos, no final do ano letivo, colher as espécies que entretanto plantamos/semeamos e realizar uma sopa biológica que será vendida no bar dos professores.