Escola Básica n.º 2 da Pampilhosa
a nossa horta bio
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Há quanto tempo existe uma horta na escola?
3 anos
Área aproximada da horta
44 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Atividade integrada no Plano Anual de Atividades na área temática do Ambiente, no âmbito da Educação Especial. - Oferecer aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) formação nesta área. - Incutir o gosto e a aprendizagem de práticas culturais inerentes à agricultura, praticada no meio em que o aluno está inserido. - Recuperar a horta existente no espaço escolar; - Envolver a comunidade escolar e famílias; - Promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através das práticas amigas do ambiente.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Incutir, em alunos com Currículo Específico Individual (CEI), o gosto e a aprendizagem de práticas culturais inerentes à agricultura e implementar diversas atividades na área da hortofloricultura.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 5
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, EVT, Ciências Naturais
- N.º de alunos envolvidos: 15
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1
Como são envolvidas as famílias?
Intercâmbio de experiências e oferta de sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita consoante a necessidade do solo (água e adubo orgânico, mondas e sachas), das plantas (desbaste), e, dos ataques das doenças e pragas (controlo e combate com métodos preventivos e/ ou curativos). Nas interrupções letivas a manutenção é feita pelos assistentes operacionais.
Como é feita a preparação do solo?
É feita manualmente com o auxílio de enxadas.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos plantado/semeado: couves, alfaces, espinafres, ervilhas, favas, cebolas, cenouras, tomates, rabanetes, morangos, salsa, coentros, tomilho, erva-príncipe e hortelã.
Como é feita a gestão da rega?
A água é obtida de um furo artesiano existente no terreno da escola. A rega é feita manualmente pelos alunos, e apenas quando as temperaturas são elevadas e culturas necessitem.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
As pragas - afídeos (piolhos) - são combatidas recorrendo a práticas de agricultura biológica, nomeadamente o uso de água de potassa (sabão azul diluído em água) e culturas intercalares.