Escola Básica n.º 2 da Pampilhosa

a nossa horta bio

 
  • Sementeira já germinadaSementeira já germinada
  • Transplantação de ervas aromáticasTransplantação de ervas aromáticas
  • Plantação de morangueiroPlantação de morangueiro
  • Aspeto da Horta Biológica em fevereiroAspeto da Horta Biológica em fevereiro
  • Vista Geral da Horta Biológica em fevereiroVista Geral da Horta Biológica em fevereiro
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

44 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Atividade integrada no Plano Anual de Atividades na área temática do Ambiente, no âmbito da Educação Especial. - Oferecer aos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) formação nesta área. - Incutir o gosto e a aprendizagem de práticas culturais inerentes à agricultura, praticada no meio em que o aluno está inserido. - Recuperar a horta existente no espaço escolar; - Envolver a comunidade escolar e famílias; - Promover a formação pedagógica dos alunos, no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através das práticas amigas do ambiente.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Incutir, em alunos com Currículo Específico Individual (CEI), o gosto e a aprendizagem de práticas culturais inerentes à agricultura e implementar diversas atividades na área da hortofloricultura.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, EVT, Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 15
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

Intercâmbio de experiências e oferta de sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita consoante a necessidade do solo (água e adubo orgânico, mondas e sachas), das plantas (desbaste), e, dos ataques das doenças e pragas (controlo e combate com métodos preventivos e/ ou curativos). Nas interrupções letivas a manutenção é feita pelos assistentes operacionais.

Como é feita a preparação do solo?

É feita manualmente com o auxílio de enxadas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos plantado/semeado: couves, alfaces, espinafres, ervilhas, favas, cebolas, cenouras, tomates, rabanetes, morangos, salsa, coentros, tomilho, erva-príncipe e hortelã.

Como é feita a gestão da rega?

A água é obtida de um furo artesiano existente no terreno da escola. A rega é feita manualmente pelos alunos, e apenas quando as temperaturas são elevadas e culturas necessitem.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

As pragas - afídeos (piolhos) - são combatidas recorrendo a práticas de agricultura biológica, nomeadamente o uso de água de potassa (sabão azul diluído em água) e culturas intercalares.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola Básica n.º 2 da Pampilhosa

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Professor coordenador da horta: José Maria Castelo Branco Catré