Escola Secundária de Mem Martins

a nossa horta bio

 
  • rega 5rega 5
  • rega 4rega 4
  • rega 3rega 3
  • rega 2rega 2
  • rega 1rega 1
  • plantação de verão 3plantação de verão 3
  • plantação de verão 2plantação de verão 2
  • plantação de verão 1plantação de verão 1
  • crescimento e maturação 4crescimento e maturação 4
  • crescimento e maturação 3crescimento e maturação 3
  • crescimento e maturação 2crescimento e maturação 2
  • crescimento e maturação 1crescimento e maturação 1
  • colheita de couves 1colheita de couves 1
  • colheita de couves 2colheita de couves 2
  • colheita de couves 3colheita de couves 3
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta da Escola Secundária de Mem Martins existe desde 1991, ano em que foi implementado o Clube “A Escola é verde”, dinamizado pela professora Maria de Lurdes Loureiro, já falecida, tendo toda a comunidade escolar sido envolvida no projeto. Este Clube

Área aproximada da horta

Neste momento a horta tem cerca de 20 m2.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta original é de maiores dimensões, mas foi muito danificada pelas obras que têm estado a decorrer na Escola. O local onde se situa a horta foi ocupado como estaleiro por ocasião das obras da Parque Escolar, entretanto paradas. A horta que foi plantada, está um pouco condicionada pelo reiniciar das obras. Uma vez que se desconhecem datas do inicio das referidas obras, vai continuar a ser trabalhada, estando em estudo o espaço, dentro do referido terreno, onde se possa dar continuidade ao projeto. Existem também árvores de fruto, pessegueiro, romãzeira, laranjeiras, figueiras… além de videiras, fisalis… Neste momento está tudo em plena recuperação.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É uma horta biológica, não são utilizados produtos químicos. É o renascer de uma horta da Escola que estava abandonada, principalmente devido a obras. Estamos a plantar espécies novas, não existiam na horta original, e estamos a recuperar espécies já existentes. Começámos num espaço pequeno e foram semeadas espécies no Inverno, como favas, que foram colhidas pelos alunos e vão servir de semente no próximo ano letivo. Nesta época, Verão, foram plantadas duas espécies de abóbora, alfaces e couves de natal. Os alunos participaram na rega e na colheita. Para o próximo ano letivo irão ter uma participação mais ativa, uma vez que a maior parte do terreno já foi desbastado. Para além dos produtos hortícolas plantados este ano, estão a ser recuperadas espécies já existentes e que estavam "abafadas" pelo mato e cardos, tais como couves, grelos e hortelã. Associada á horta existem árvores de fruto que estão a ser recuperadas: figueiras, nogueiras, marmeleiro, romãzeira, pessegueiro, pera abacate, larangeiras,,,, para além de uma videira e fisalis. A originalidade do projeto prende-se com o fato da existência de horta e pomar no mesmo terreno, da recuperação das espécies existentes e da plantação de espécies novas,

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia e Físico-química
  • N.º de alunos envolvidos: 40
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Neste ano de arranque não foram envolvidas as famílias, Está previsto para o próximo ano letivo um maior envolvimento, que vai depender da disponibilidade dos encarregados de educação.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos mostraram muito interesse na horta, manifestando interesse em participar, e quando o fizeram-no com vontade e agrado. No final do ano letivo a turma 7ºD foi colher as favas que vão servir de semente para o ano. Em relação á comunidade este ano o impacto não foi significativo, uma vez que a horta estava muito maltratado devi do às obras e à sua paragem, o que causou alguma instabilidade. No final do ano letivo verificou-se que tanto professores como funcionários, começaram a “acreditar” e a mostrar interesse, o que deve ser encarado com optimismo para o próximo ano letivo.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Neste ano letivo, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foi feita pelos Coordenadores do Projeto. Organizámos ao espaço, o professor José Maria plantou algumas espécies no Inverno. No Verão foram plantadas espécies da época, pelos professores Lurdes Esteves e José Maria, e pela assistente operacional, D Clara. O plano de rega foi dividido entre os coordenadores e respetivos alunos,

Como é feita a preparação do solo?

Foram desbastadas as ervas daninhas que no espaço a trabalhar inicialmente. A terra foi cavada e revolvida. Posteriormente foi posta a descoberto a maior parte da horta original, pelo desbaste do mato e cardos que grassavam o terreno.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas foram favas, couves, nabos, uma espécie de espinafres. Vão ser plantadas outras espécies de couve “ couve de Natal” e alfaces. As árvores de fruto estão ser também tratadas. Vão ser cultivadas outras espécies, uma vez que a horta original está a ser desbastada pela coordenadora Lurdes Esteves. Como já referido, no Verão forem cultivadas novas espécies e com o desbastar da horta surgiram espécies já existentes.

Como é feita a gestão da rega?

Este ano letivo a gestão da rega foi feita entre os Coordenadores do Projeto, que mediante o horário, procederam á rega, de manhã cedo ou ao final da tarde.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Como horta biológica por excelência não foram aplicados quais químicos, sendo dada uma atenção especial às ervas daninhas. A sua proliferação foi evitada manualmente.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Neste ano letivo ocorreu o renascimento da horta, num espaço muito reduzido. Para o próximo ano lectivo esperamos que a horta, e as árvores de fruto, produzam o suficiente para ajudar famílias necessitadas de alunos da escola.

 

Publicado por: Escola Secundária de Mem Martins

avatar

Professor coordenador da horta: Carlos José Maria Gonçalves