Colégio dos Plátanos

a nossa horta bio

 
  • Canteiro/horta biológica (localização).Canteiro/horta biológica (localização).
  • Primeiras culturas (espécies aromáticas).Primeiras culturas (espécies aromáticas).
  • Tipo de solo (arenoso com adição de argila e algum composto).Tipo de solo (arenoso com adição de argila e algum composto).
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

Área aproximada da horta

50cmx5m

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilização da comunidade escolar para as espécies vegetais e o seu importante papel no mundo vivo e no quotidiano do ser humano. Responsabilizar a comunidade escolar pela manutenção de um espaço público partilhado. Interação entre a escola e casa em diversos momentos das suas rotinas/vivências. Fomentar a agricultura biológica e a compostagem no colégio.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O aproveitamento de um espaço de lazer para a comunidade escolar vivenciar momentos rurais, raros no espaço de habitação e convívio. Fomentar a expressão plástica para áreas mais práticas relacionadas com as matérias ambientais. Construção dos utensílios para a manutenção da horta e identificação das espécies cultiva através do uso de materiais originais e criativos (preferencialmente reutilizados).

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 7
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Educação Pré-Escolar; Projeto Fastrackids; Programa Eco-Escolas
  • N.º de alunos envolvidos: 126
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 126

Como são envolvidas as famílias?

As famílias irão partilhar tarefas de manutenção da horta, consumirão os produtos em partilha com a cozinha do colégio e orientam os filhos dando-lhes ideias e ajudando a concretizar as diferentes fases do projeto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Curiosidade face ao mundo vegetal; melhoria do espaço de um espaço exterior atendendo à superfície verde criada; vivencia direta com o ciclo de vida das plantas, despertando o prazer de cuidar da horta e a manter a longo prazo; incentivar o consumo de legumes na alimentação dos alunos em casa e na escola depois de gostarem das suas cores e aromas pois até lá nem sempre são muito desejados.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Sob orientação das educadoras do pré-escolar e apoio dos funcionários e alunos e suas famílias irão partilhar as tarefas de manutenção da horta seguindo um calendário.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é arado para revolver os sedimentos, permitindo o seu arejamento. É ainda adicionado o composto produzido no colégio com a colaboração dos alunos do 2.º e 3.º ciclos.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Metade da horta terá plantas aromáticas (salsa, coentros, por exemplo) e a outra metade legumes (bróculos, alhofrancês, entre outros).

Como é feita a gestão da rega?

Mediante um calendário de tarefas são os alunos os responsáveis pela rega da horta. Aos fins de semana são os funcionários que têm esta função.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Neste momento ainda não está prevista esta monitorização.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Quando as culturas permitirem irá confecionar-se uma sopa ou outros pratos com os legumes e aromáticas cultivados. Em termos curriculares a identificação das espécies é realizada pelos alunos orientados pelas educadoras e apoiados pelos pais, bem como o desenho da horta nas suas diferentes fases de desenvolvimento. Estes serão divulgados no âmbito de um pequeno projeto designado "Os arquitetos da horta".

 

Publicado por: Colégio dos Plátanos

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Professor coordenador da horta: Sofia Margarida Tendeiro Lima da Silva Martins