Colégio dos Plátanos
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Há 2 anos
Área aproximada da horta
50cmx5m
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilização da comunidade escolar para as espécies vegetais e o seu importante papel no mundo vivo e no quotidiano do ser humano. Responsabilizar a comunidade escolar pela manutenção de um espaço público partilhado. Interação entre a escola e casa em diversos momentos das suas rotinas/vivências. Fomentar a agricultura biológica e a compostagem no colégio.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O aproveitamento de um espaço de lazer para a comunidade escolar vivenciar momentos rurais, raros no espaço de habitação e convívio. Fomentar a expressão plástica para áreas mais práticas relacionadas com as matérias ambientais. Construção dos utensílios para a manutenção da horta e identificação das espécies cultiva através do uso de materiais originais e criativos (preferencialmente reutilizados).
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 7
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de Educação Pré-Escolar; Projeto Fastrackids; Programa Eco-Escolas
- N.º de alunos envolvidos: 126
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 126
Como são envolvidas as famílias?
As famílias irão partilhar tarefas de manutenção da horta, consumirão os produtos em partilha com a cozinha do colégio e orientam os filhos dando-lhes ideias e ajudando a concretizar as diferentes fases do projeto.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Curiosidade face ao mundo vegetal; melhoria do espaço de um espaço exterior atendendo à superfície verde criada; vivencia direta com o ciclo de vida das plantas, despertando o prazer de cuidar da horta e a manter a longo prazo; incentivar o consumo de legumes na alimentação dos alunos em casa e na escola depois de gostarem das suas cores e aromas pois até lá nem sempre são muito desejados.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Sob orientação das educadoras do pré-escolar e apoio dos funcionários e alunos e suas famílias irão partilhar as tarefas de manutenção da horta seguindo um calendário.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é arado para revolver os sedimentos, permitindo o seu arejamento. É ainda adicionado o composto produzido no colégio com a colaboração dos alunos do 2.º e 3.º ciclos.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Metade da horta terá plantas aromáticas (salsa, coentros, por exemplo) e a outra metade legumes (bróculos, alhofrancês, entre outros).
Como é feita a gestão da rega?
Mediante um calendário de tarefas são os alunos os responsáveis pela rega da horta. Aos fins de semana são os funcionários que têm esta função.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Neste momento ainda não está prevista esta monitorização.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Quando as culturas permitirem irá confecionar-se uma sopa ou outros pratos com os legumes e aromáticas cultivados. Em termos curriculares a identificação das espécies é realizada pelos alunos orientados pelas educadoras e apoiados pelos pais, bem como o desenho da horta nas suas diferentes fases de desenvolvimento. Estes serão divulgados no âmbito de um pequeno projeto designado "Os arquitetos da horta".