Escola EB 2,3 da Maia

a nossa horta bio

 
  • Cultivo de ervilhasCultivo de ervilhas
  • Cultivo de favasCultivo de favas
  • Transplante de plantas com alunos da educação especial, docentes e auxiliares educativos .Transplante de plantas com alunos da educação especial, docentes e auxiliares educativos .
  • Cultivo de grelosCultivo de grelos
  • Foto da HortaFoto da Horta
  • Cultivo de pencasCultivo de pencas
  • Formação 1Formação 1
  • Formação 2Formação 2
  • Cultivo de alhosCultivo de alhos
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2012

Área aproximada da horta

342 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Melhoramento/ requalificação dos espaços verdes da escola; Promoção da sustentabilidade ; Valorização da biodiversidade; Revalorização de resíduos

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Valorização dos recursos naturais; Visão multidisciplinar e o envolvimento de toda a comunidade educativa em prol de hábitos de vida saudáveis e boas práticas agricolas. Estabelecimento de parcerias com outras instituições: Lipor ; CM Maia

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 42
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

Como são envolvidas as famílias?

Através da inscrição e atribuição de um talhão . Abertura da escola em tempo pós laborar e sábados. Disponibilização de água , utensílios agrícolas, local coletivo de armazenamento dos mesmos e partilha de produtos e sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Formação em compostagem caseira e agricultura biológica para todos os utilizadores. Planificação orientada de produtos a cultivar em cada talhão seguindo os principios da agricultura biológica. Utilização , zelo e manutenção dos talhões e dos compostores por parte da comunidade. Partilha de produtos e sementes entre os diferentes utilizadores. Utilização dos produtos da horta para consumo próprio .

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Distribuidos os talhões pelos interessados, a manutenção de cada talhão passou a ser da responsabilidade de cada utilizador de acordo com o regulamento - Hortas na Escola , elaborado pela escola .

Como é feita a preparação do solo?

Medição da área e divisão por talhões; remoção das ervas; Lavrada a terra foi adubada com Nutrimais; Após o cultivo e colheita dos vários produtos horticolas o solo tem vindo a ser fertilizado com o composto realizado na escola.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas;pepinos; alfaces: beterraba; couve flor; tomate; bróculos; beringelas; espargos; abóbora; espinafres; feijão verde; cebola; alho francês; batatas; cenoura; nabos; rabanetes; ervilhas; favas; pencas; salsa; coentros; piomentos; couve coração e corgettes.

Como é feita a gestão da rega?

Cada utilizador paga mensalmente um euro.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de métodos preventivos e curativos. Plantação de plantas aromáticas. Métodos naturais de combate a pragas. Rotação e consociação de culturas . Limpar as ervas daninhas e sachar os canteiros.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Mercados de produtos e confeção de alimentos: sopa.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 da Maia

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Professor coordenador da horta: Maria Cristina Santos Cerdeira e Vasconcelos