Escola EB 2,3 da Maia
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2012
Área aproximada da horta
342 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Melhoramento/ requalificação dos espaços verdes da escola; Promoção da sustentabilidade ; Valorização da biodiversidade; Revalorização de resíduos
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Valorização dos recursos naturais; Visão multidisciplinar e o envolvimento de toda a comunidade educativa em prol de hábitos de vida saudáveis e boas práticas agricolas. Estabelecimento de parcerias com outras instituições: Lipor ; CM Maia
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 12
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 42
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8
Como são envolvidas as famílias?
Através da inscrição e atribuição de um talhão . Abertura da escola em tempo pós laborar e sábados. Disponibilização de água , utensílios agrícolas, local coletivo de armazenamento dos mesmos e partilha de produtos e sementes.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Formação em compostagem caseira e agricultura biológica para todos os utilizadores. Planificação orientada de produtos a cultivar em cada talhão seguindo os principios da agricultura biológica. Utilização , zelo e manutenção dos talhões e dos compostores por parte da comunidade. Partilha de produtos e sementes entre os diferentes utilizadores. Utilização dos produtos da horta para consumo próprio .
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Distribuidos os talhões pelos interessados, a manutenção de cada talhão passou a ser da responsabilidade de cada utilizador de acordo com o regulamento - Hortas na Escola , elaborado pela escola .
Como é feita a preparação do solo?
Medição da área e divisão por talhões; remoção das ervas; Lavrada a terra foi adubada com Nutrimais; Após o cultivo e colheita dos vários produtos horticolas o solo tem vindo a ser fertilizado com o composto realizado na escola.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas;pepinos; alfaces: beterraba; couve flor; tomate; bróculos; beringelas; espargos; abóbora; espinafres; feijão verde; cebola; alho francês; batatas; cenoura; nabos; rabanetes; ervilhas; favas; pencas; salsa; coentros; piomentos; couve coração e corgettes.
Como é feita a gestão da rega?
Cada utilizador paga mensalmente um euro.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Através de métodos preventivos e curativos. Plantação de plantas aromáticas. Métodos naturais de combate a pragas. Rotação e consociação de culturas . Limpar as ervas daninhas e sachar os canteiros.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Mercados de produtos e confeção de alimentos: sopa.