Escola EB1/PE São Jorge
a nossa horta bio
saber mais sobre a nossa horta bio
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
Área aproximada da horta
40 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Promover uma agricultura sustentável e uma vida mais saudável; - Conhecer a importância da prática da Agricultura Biológica e do consumo de produtos biológicos; - Utilizar a prática da compostagem com o objetivo de reciclar os materiais orgânicos; - Utilizar os produtos produzidos para consumo interno.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Possibilitar a participação de todos os alunos do 1º ciclo na horta biológica da nossa escola.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 2
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
- N.º de alunos envolvidos: 53
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4
Como são envolvidas as famílias?
As familias são convidadas a visitar a nossa horta e a partilhar sementes para a plantação de novas culturas .
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos mostraram sempre muito interesse em participar na plantação e cuidado dos seus canteiros.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta foi dividida em 4 canteiros que por sua vez foram distribuídos pelas 4 turmas do primeiro ciclo. Cada turma é responsável pelo seu espaço, pelas suas culturas e manutenção das mesmas.
Como é feita a preparação do solo?
O solo foi enriquecido com composto orgânico que foi partilhado por uma família.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
1º canteiro: cebolinho, favas e batata doce; 2º canteiro: couve, alface e ervilha; 3º canteiro: morango, alface e alho; 4º canteiro: milho, feijão e abóbora.
Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita inicialmente com regadores e mais tarde recorrendo a uma mangueira uma vez que não possuímos uma fonte de água no próprio terreno. Como é uma tarefa mais exigente contamos com a colaboração dos alunos do recorrente.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
Utilizamos algumas medidas preventivas: escolhemos culturas regionais e mais resistentes a pragas; promovemos a rotação de culturas; realizamos consociações; criamos uma protecção com sebes vivas; eliminamos ervas por monda manual e destruímos plantas infestadas.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os produtos da horta são destinados às refeições confecionadas na cantina escolar.