Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

a nossa horta bio

 
  • Os alunos cuidam da terra para procederem à adubagem e sementeira/plantio.Os alunos cuidam da terra para procederem à adubagem e sementeira/plantio.
  • Os alunos cuidam da terra para procederem à adubagem e sementeira/plantio.Os alunos cuidam da terra para procederem à adubagem e sementeira/plantio.
  • Os alunos aproveitam para cuidar do azevinho que está junto à horta.Os alunos aproveitam para cuidar do azevinho que está junto à horta.
  • Os alunos tratam do canteiro das aromáticas.Os alunos tratam do canteiro das aromáticas.
  • A ajuda preciosa de quem mais sabe: a D. Isabel.A ajuda preciosa de quem mais sabe: a D. Isabel.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cinco anos.

Área aproximada da horta

Doze metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Enquadrava-se nos conteúdos de Ciências do Ambiente a desenvolver com uma turma de Percursos Curriculares Alternativos (PCA). Posteriormente, continuou a sua exploração com turmas do ensino regular e nas aulas de Educação para a Cidadania. Alunos com mais dificuldades de aprendizagem, conseguiram, na horta, mostrar o conhecimento que têm pela agricultura e tal permitiu-lhes uma melhor integração na turma. Verificaram que, cada um tem as suas preferências e vivências.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Conseguir colocar no mesmo terreno a trabalhar alunos com perspetivas diferentes de vida.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação para a Cidadania.
  • N.º de alunos envolvidos: 15
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

Como são envolvidas as famílias?

Fornecendo os produtos para cultivo, dando instruções aos seus educandos para melhorar a forma de plantar, semear e regar.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Pais e alunos consideram aquele pequeno canteiro como seu, vigiam o seu trabalho e impedem que alguém o estrague. Quando em fase de recolha, os bens são distribuídos pelos alunos, servem para as saladas que fazemos aquando dos piqueniques.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em tempo de aulas, é a professora que orienta quem deve sachar, regar e recolher. Em tempo de férias fica ao cuidado dos Assistentes Operacionais.

Como é feita a preparação do solo?

Cavando e misturando estrume de cavalo para o manter fértil.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves com alfaces, morangueiros com alfaces; tomate e pepino

Como é feita a gestão da rega?

Consoante o estado do tempo. Tem sido aproveitada alguma água da chuva e é usada água da rede pública.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O terreno vai sendo sachado e retiradas as ervas daninhas. Ainda não se registaram doenças nem pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Lanches, saladas aquando de piquenique, distribuídos pelos alunos que, vivendo em apartamentos, não cultivam.

 

Publicado por: Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Cristina Silva Lemos Rodrigues