Escola Básica n.º 2 de Cacia

a nossa horta bio

 
  • Compostor .
O excesso de folhas foram colocadas no compostor.Compostor . O excesso de folhas foram colocadas no compostor.
  • Preparação do terreno.
Como o tapete de folhas era muito espesso foi necessário retirar uma grande parte para o compostor e enterrar as restantes. Também foi retirado composto do compostor e incluído no terreno.Preparação do terreno. Como o tapete de folhas era muito espesso foi necessário retirar uma grande parte para o compostor e enterrar as restantes. Também foi retirado composto do compostor e incluído no terreno.
  • Aspecto inicial das hortas.
O recinto das hortas estava coberto com uma espessa camada de folhas retiradas do recinto escolar no final do ano letivo anterior.Aspecto inicial das hortas. O recinto das hortas estava coberto com uma espessa camada de folhas retiradas do recinto escolar no final do ano letivo anterior.
  • Transplantação de alfaces.
As alfaces foram plantadas em regos deixando espaço para intercalar com couves, tentando assim evitar as pragas de lagartas das couves, um problema identificado no ano anterior.Transplantação de alfaces. As alfaces foram plantadas em regos deixando espaço para intercalar com couves, tentando assim evitar as pragas de lagartas das couves, um problema identificado no ano anterior.
  • Semeadura de ervilhas.
Foram semeadas ervilhas da variedade rasteira.Semeadura de ervilhas. Foram semeadas ervilhas da variedade rasteira.
  • População residente no solo.
Ao manipular o terrenos encontramos uma grande quantidade de minhocas que foram tratadas com muito carinho pelos alunos.População residente no solo. Ao manipular o terrenos encontramos uma grande quantidade de minhocas que foram tratadas com muito carinho pelos alunos.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de dois anos.

Área aproximada da horta

Três hortas de cerca de onze metros quadrados cada uma.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aplicação de conteúdos da disciplina de Ciências Naturais. Motivação para as práticas de agricultura biológica. Articulação de conteúdos estudados na disciplina de Ciências Naturais com a prática de agricultura biológica. Partilha de saberes entre adultos (pais e avós) e alunos sobre práticas agrícolas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aplicar práticas de sustentabilidade, nomeadamente na gestão da água de rega e utilização do composto. Aplicar práticas de consociação e de combate às pragas por processos naturais.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 58
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias forneceram sementes e plantas bem como ideias do tipo de sementeira e do modo de cultivo.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Para alguns alunos foi a primeira vez que tomaram contacto com os instrumentos de cultivo. Alguns alunos, que estão habituados a trabalhar a terra com os pais, partilharam esses saberes com os colegas. Os produtos da horta foram vendidos tendo sido o dinheiro utilizado para adquirir novas plantas e sementes. Aquando das visitas dos alunos do primeiro ciclo à escola sede as hortas constituíram um factor de interesse. A produção foi bastante satisfatória o que comprova a eficácia da agricultura biológica.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as tarefas foram realizadas pelos alunos com a supervisão dos professores de Ciências Naturais. Foram utilizadas as aulas de turnos, em que os alunos estão em grupo reduzido para executar as tarefas. Ainda foram feitas escalas para coordenar as regas.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado previamente e foi enterrado parte do composto.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces e couves para tentar evitar a praga da lagarta das couves. Foram semeadas: batata, cebolinho, rabanetes, tomilho, ervilhas, nabiças e feijões. Foram transplantadas: alfaces, couves (galega e repolho), courgetes, abóboras cebolas, tomateiro e alecrim. Já existiam na hortas lírios e surgiram girassoís.

Como é feita a gestão da rega?

Ao longo do ano, sempre que possível, foi aproveitada a água da chuva para regar as hortas. Foram feitas escalas, entre os alunos e professores, para garantir a rega ao longo da semana e em horas adequadas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Pela observação direta. Foi detetada uma infestação de lagarta das couves que foi eliminada manualmente pela captura e morte das lagartas e dos ovos. Verificou-se a existência de uma infestante vegetal (junça), numa das hortas, que não foi possível debelar completamente e que prejudicou as culturas. Também foi detetado pulgão nas favas, mas curiosamente não existiam joaninhas pelo que foram eliminados manualmente.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Foram realizadas experiências que pretendiam demonstrar que as substâncias orgânicas são mais dificilmente decompostas se têm uma menor área de exposição.

 

Publicado por: Escola Básica n.º 2 de Cacia

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Professor coordenador da horta: Helena Maria Oliveira Azevedo