Colégio Parque do Falcão

a nossa horta bio

 
  • Horta à entradaHorta à entrada
  • Algumas plantações já germinadasAlgumas plantações já germinadas
  • Couves para o nosso caldo verdeCouves para o nosso caldo verde
  • Mais produtos hortícolasMais produtos hortícolas
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

Área aproximada da horta

60 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Promover junto dos alunos e respetivas famílias o consumo de produtos de origem biológica sensibilizando-os para as suas vantagens na alimentação. - Consciencializar os alunos e familiares de que os produtos de origem biológica são produtos que são produzidos de acordo com normas que visa, inteiramente, o respeito pelo ambiente e pelos animais. - Sensibilizar os alunos para a necessidade e importância das culturas biológicas de modo a minimizar o impacto humano sobre o ambiente. - Consciencializar os alunos e a comunidade educativa acerca do benefício de respeitarmos o ciclo de vida natural dos vegetais e legumes sem a adição de produtos químicos. - Promover a interação de todos os alunos nas atividades hortícolas e o contacto com técnicas de agricultura biológica. - Promover uma maior interação entre alunos e participação da comunidade educativa em atividades que permitem um maior contacto com a natureza e a sensação de estar ao ar livre.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Existência de uma quinta pedagógica na qual está incluída a horta biológica e que inclui uma cabra, galinhas, patos, coellhos e pássaros. - A compostagem é feita pelos alunos, através da utilização do estrume produzido pelos animais da quinta e da recolha e aproveitamento do lixo orgânico produzido pela cozinha do Colégio. É utilizado um compostor. - Os alunos possuem hábitos de colheita dos produtos biológicos, os quais são levados à cozinha do Colégio para a confeção de receitas saudáveis (sopas e saladas variadas). - Realizam-se ateliers de culinária cujo a matéria-prima também são os produtos da horta. - Os produtos cultivados são divulgados na feira biológica do Colégio, onde a comunidade educativa tem oportunidade de comprar os produtos hortícolas produzidos pelos alunos, bem como, de verificar o trabalho desenvolvido pelos mesmos na manutenção da horta. Podem também comprar ou experimentar alguns dos produtos que confecionamos com esses mesmos produtos, como por exemplo, as compotas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Área de Projeto
  • N.º de alunos envolvidos: 173
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 18

Como são envolvidas as famílias?

No geral, a comunidade escolar está toda envolvida. As famílias são envolvidas, desde o ínicio até ao final do ano sendo que os alunos solicitam a sua especial colaboração 1 vez por semana em grupos de 4 elementos (avós ou Pais). Esta escala é rotativa.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Os alunos revelam maior satisfação/gosto ao consumir legumes e verduras que produzem na horta biológica e a incluí-los na sua dieta do Colégio; - Revelam uma curiosidade progressiva pelas atividade agrícolas e incentivam à diversidade de culturas existentes na horta; - Revelam uma maior consciência ambiental, bem como, um aumento do conhecimento relativamente à origem e à importância do consumo de produtos biológicos para a saúde humana; - Incentivam os Pais e familiares ao consumo desses mesmos produtos.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada pela coordenadora em parceria com os alunos e mediante os interesses e curiosidades dos mesmos. As tarefas, para além, de rotativas são organizadas em mapas.

Como é feita a preparação do solo?

- O Solo é cavado; - estrumado (com o produto de compostagem e estrume dos animais da quinta) - Semeado e plantado.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Dado o enorme interesse dos alunos pelas ervas aromáticas e por culturas como o tomateiro e a batata está previsto um crescimento de culturas na nossa horta biológica. Porém, neste momento, existem brócolos, couve galega, alfaces frisadas, alho francês, cenouras, alhos, cebolas e couve-flor.

Como é feita a gestão da rega?

Cada sala está escalada para fazer a gestão da rega dia sim, dia não.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Manualmente

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

É realizada a feira de produtos biológicos intitulada "produtos da Terra" onde vendemos os nossos produtos hortícolas mas também as nossas compotas confecionadas a partir de produtos da horta.

 

Publicado por: Colégio Parque do Falcão

avatar

Professor coordenador da horta: Sandra Olhicos