Escola Básica Prof. Amaro Arantes

a nossa horta bio

 
  • Panorâmica da hortaPanorâmica da horta
  • VermicompostagemVermicompostagem
  • Pilha de compostagemPilha de compostagem
  • Palhagem, coassociação e clochesPalhagem, coassociação e cloches
  • Campo de cultivo e ribeiroCampo de cultivo e ribeiro
  • Aumento da horta: divisão em parcelasAumento da horta: divisão em parcelas
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

Área aproximada da horta

800 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Promover a envolvência de toda a Comunidade Educativa (CE) no projeto, incentivando a participação de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação e ainda, entidades locais, nas atividades da horta biológica; - Aproximar os pais e encarregados de educação e outros intervenientes da escola, diversificando o ambiente escolar e tornando-o mais abrangente; - Sensibilizar a CE para a necessidade de defesa da Natureza e de respeito pelos valores ambientais; - Divulgar os princípios da Agricultura Biológica, elucidando a comunidade escolar acerca da sua importância para a preservação ambiental; - Incentivar o desenvolvimento das práticas agrícolas, na procura de uma forma de desenvolvimento mais sustentável; - Promover estilos de vida mais saudáveis, partindo de um investimento na alimentação: consciencializar a CE para a necessidade de optar por alimentos biológicos; - Permitir oferecer à CE, uma experiência que objetiva possibilitar o resgate de sua memória social e cultural, na perspetiva de uma educação transformadora. - Realizar atividades pedagógicas, que favorecem uma maior interação entre a comunidade educativa e o ambiente rural, de forma saudável e simultaneamente didática e interativa, com o objetivo de defender a ideia de que o trabalho agrícola não é necessariamente uma atividade desinteressante, como a maioria julga, principalmente as camadas mais jovens; - Promover a adoção de técnicas e mecanismos de produção agrícola inovadores e originais, quebrando a vulgarização das tarefas exigidas pela horta; - Ter uma vertente de terapia ocupacional, que permita aliviar tensões, problemas do dia-a-dia e potenciar em cada um, uma melhor qualidade de vida, quer pessoal quer profissional.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A localização ao lado de água corrente, ainda sem poluição. A grande adesão da comunidade. Diferentes formas de elaboração do composto, nomeadamente a vermicompostagem. A área de cultivo e a existência de uma estufa para germinação e/ou propagação de culturas. Trabalhar a inclusão (NEE) e e transversal aos diferentes níveis de ensino.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 10
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: IBPJ, Português, Ciências da Natureza, ET, HGP.
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

Como são envolvidas as famílias?

As famílias vem, na maioria dos casos, partilhar os seus conhecimentos juntos dos seus educando. Além disso ajudam com materiais de manutenção.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A procura dos produtos pela comunidade escolar; A entrega de "Cabazes Verdes Solidários" para famílias carenciadas. Já começa a sentir-se o eco dos conhecimentos adequiridos nas famílias dos alunos que a frequentam. A cantina já encaminha os resíduos orgânicos para a horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Professora Coordenadora dos projetos ligados à horta (Madalena Sousa); Existe um regulamento de funcionamento e de utilizador; O apoio dos clubes de hortofloricultura para alunos com NEE, Clube horta escolar, CEF de Jardinagem e Espaços Verdes; Escola + Verde (Câmara municipal)

Como é feita a preparação do solo?

Análises do PH e textura; Cavar/lavrar/fresar; Fertilização com composto produzido na escola; Imcorporação.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebola/alface; cebola/couve-coração/penca; alface/alho-francês; alho/alfazema/erva-cidreira/alecrim;alho-francês/alface/rabanetes; batata/couve-penca Colocadas em parcelas contiguas: fava - ervilha - espinafres - feijão-rasteiro - nabiça.

Como é feita a gestão da rega?

2 tanques de 1000L para recolha de água da chuva e 1 bidão de 100L. Linha de água.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Barreiras: Cinza Fava e ervilhas (pulgão): pulverização da solução de água com sabão; Couve (lagarta): Salvia

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visitas à horta das turmas, principalmente do pre-escolar e 1º ciclo; Venda direta na escola; Campanhas Solidárias; Compotas; Sandes nos bares da escola; Participação na Feira Quinhentista com aromáticas, medicinais e hortícolas;

 

Publicado por: Escola Básica Prof. Amaro Arantes

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Professor coordenador da horta: Arlindo Pilar Amaro Areias