Escola EB1/JI de Vitorino de Piães

a nossa horta bio

 
  • Plantações: a turma D2 do 2º ano, faz diversas plantações de produtos agrícolas, organizadas por espécies. Enquantam uns preparam a terra, outros plantam e outros regam. São notórios o empenho e a boa disposição!Plantações: a turma D2 do 2º ano, faz diversas plantações de produtos agrícolas, organizadas por espécies. Enquantam uns preparam a terra, outros plantam e outros regam. São notórios o empenho e a boa disposição!
  • Os alunos juntam o composto biológico realizado no ano letivo transato, já pronto a ser utilizado num único compostor.Os alunos juntam o composto biológico realizado no ano letivo transato, já pronto a ser utilizado num único compostor.
  • Iniciam a preparação de um novo composto biológico, colocação dos “secos”Iniciam a preparação de um novo composto biológico, colocação dos “secos”
  • Matéria prima para o composto: os alunos colocam os verdes, respeitando a sucessão de camadas.Matéria prima para o composto: os alunos colocam os verdes, respeitando a sucessão de camadas.
  • Seleção das novas plantas que germinaram das sementes caídas, para serem replantadas.Seleção das novas plantas que germinaram das sementes caídas, para serem replantadas.
  • Preparação da terra.Preparação da terra.
  • Preparação da terra, formação dos canteiros e plantações.Preparação da terra, formação dos canteiros e plantações.
  • Reaproveitamento de material: a turma D5, 4º ano faz a demarcação dos pequenos canteiros com copos de iogurte.Reaproveitamento de material: a turma D5, 4º ano faz a demarcação dos pequenos canteiros com copos de iogurte.
  • As novas plantações já estão bem pegadas na terra.As novas plantações já estão bem pegadas na terra.
  • No canteiro do 4º ano, as plantas aromáticas já estão crescidas e a florescer. Vê-se que estão viçosas, no entanto, é necessário arrancar as ervas daninas.No canteiro do 4º ano, as plantas aromáticas já estão crescidas e a florescer. Vê-se que estão viçosas, no entanto, é necessário arrancar as ervas daninas.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existiam desde há seis anos pequenos canteiros, essencialmente de plantas aromáticas. Neste ano ampliamos o projeto.

Área aproximada da horta

Aproximadamente 40 metros quadrados, divididos em 4 canteiros.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objetivos estão inseridos numa politica ambiental, de proteção e conservação do ambiente, prolongando a filosofia dos projetos em que estamos envolvidos. Transmitir aos alunos a importância da agricultura e da produção biológica dos produtos a serem utilizados na nossa alimentação. Utilizar o composto orgânico produzido no ano anterior. Fazer com que os alunos adquiram conhecimentos de todo o processo: sementeira, plantação e tratamentos das plantas, utilização e manuseamento das ferramentas utilizadas. Desenvolver o espírito de cooperação no grupo, promovendo a organização e interajuda entre os elementos. Articular com a família e comunidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A pretensão da realização de uma horta vertical, com a plantação de morangos em garrafões de água vazios, colocados no muro por detrás dos canteiros, mas que não vingou por causa das condições climatéricas. Podemos considerar a iniciativa de construir a nossa horta biológica original, uma vez que, não é muito comum ter horta que produza no recreio da escola! Os nossos canteiros estão bem organizados, os legumes crescem formando pequenos retângulos por espécies. As sementes e as plantinhas foram fornecidas pelas famílias, a terra foi transportada pela associação de pais, as plantas aromáticas foram oferecidas pela Quinta de Penteeiros.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 9
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas.
  • N.º de alunos envolvidos: 123
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos

Como são envolvidas as famílias?

As famílias ofereceram sementes e plantas para plantar. A associação de Pais tratou de colocar a terra fertil e arável, nos canteiros, fazer a estrutura base, colocando barrotes a segurar e dividir a terra em quatro canteiros.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A associação de pais achou a ideia interessante e ajudou na criação da horta, na medida em que arranjou terra para ampliarmos os nossos canteiros. Os pais participaram com plantas e sementes. Os alunos sentiram-se motivados e desenvolveram hábitos de responsabilidade ao terem que regar, tirar ervas e vigiar o seu canteiro. Os canteiros ficaram viçosos e produziram bem, os alunos sentiram-se recompensados pelo seu trabalho. Os produtos colhidos estão a ser utlizados na cantina. Os alunos adquirem hábitos de reciclagem ao aproveitarem os "restos" biológicos para o compostor. Com estas atividades transmite-se aos alunos e às famílias conhecimentos sobre a compostagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada canteiro pertencia a duas turmas. Os alunos organizaram-se em grupos, sob a orientação da professora, para fazerem as regas, arrancar as ervas espontâneas e a "vigilância" nos intervalos da atividade letiva.

Como é feita a preparação do solo?

Para a preparação do solo, a associação de pais arranjou três tratores de terra, ampliando e subindo de nível os pequenos canteiros que já tinhamos. O solo original é bastante argiloso, duro e com bastantes fragmentos de rocha. Nas plantações colocamos composto orgânico, produzido no ano anterior nos nossos dois compostores. Continuamos, neste ano, com a produção de composto orgânico, para manter a manutenção das plantações, no próximo ano letivo. Os alunos já interiorizaram, desde a construção dos compostiores, há três anos, a preocupação de recolher restos orgânicos e as outras matérias primas necessárias.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Produtos agrícolas: couves, alface, ervilhas trepadeiras, feijão, cenouras, espinafres, alguns pés de tomate e tremoços. Há um canteiro de ervas aromáticas que foram oferecidas pela quinta de Pentieiros, com a qual temos desenvolvido vários projetos educativos, em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Lima, inclusive a compostagem, hortas pedagógicas (na quinta) e outras atividades relacionadas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos, em grupo pré-establecidos. Têm que transportar a água em baldes ou regadores de uma troneira próxima da horta.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

É feita através da observação, depois, sob a orientalção das professoras, são retirados os caracóis, quanto a outo tipo de pragas não se verificou. Se tal se verificasse teríamos que arrancar essa plantações, ou cortar algumas folhas, para evitar a propagação do mal, uma vez que não se pode, nem deve, utilizar produtos químicos.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alimentos colhidos, foram e serão, utilizados na cantina, na confeção das refeições.

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Vitorino de Piães

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Professor coordenador da horta: Rosa Flora de Matos Araújo Barbosa