Escola EB 2,3 de Arouca

a nossa horta bio

 
  • Preparação do terreno para futura plantação.Preparação do terreno para futura plantação.
  • Preparação do terreno para futura plantação.Preparação do terreno para futura plantação.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há horta existe há 2 anos.

Área aproximada da horta

24m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta não teve apenas como objetivo a dinamização de um pequeno espaço no recinto escolar, como também desenvolver uma maior motivação por parte dos alunos, tendo subjacente os conteúdos das diversas disciplinas e o cultivo de diversas plantas. É também importante na sensibilização dos alunos para uma alimentação saudável, contribuindo para a mudança de hábitos alimentares e despertando-os para o interesse pela natureza. Objetivos da criação da horta:  Motivar o aluno para a preservação e proteção da natureza;  Sensibilizar o aluno para a importância das plantações;  Dinamizar os espaços exteriores;  Desenvolver e implementar outras formas de ensino e de aprendizagem;  Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las à sua família;  Dar a conhecer as ervas aromáticas utilizadas na alimentação;  Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;  Fazer cálculos e medições, observando e controlando o crescimento das plantas;  Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas;  Promover a responsabilização dos alunos nas atividades da horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Grande participação dos alunos inscritos no Clube da Célula Ecológica e de alguns alunos do 6º ano de escolaridade, nomeadamente alunos que apresentam 15 anos e que têm interesses divergentes aos escolares.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não são disciplinas mas sim o Clube da Célula Ecológica.
  • N.º de alunos envolvidos: 25
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Fornecimento de algumas plantas e sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Nos alunos o impacto é notório, com o seu envolvimento direto na horta e com a proteção que lhe fazem, quando algum aluno a tenta danificar. Na comunidade com a recetividade dos professores, funcionários e pais, na venda de produtos realizada.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com a orientação dos professores responsáveis fazem a manutenção do terreno com auxílio de algumas ferramentas e fazem o cultivo de uma determinada planta hortícola ou aromática. A repartição de tarefas é feita em função dos diferentes horários e alunos inscritos.

Como é feita a preparação do solo?

Com a orientação dos professores responsáveis fazem a manutenção do terreno.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são adaptadas à região. Foram cultivadas: abóboras, alfaces, couves, hortelã, melões, pimentos, rabanetes, salsa, coentros, tominho, morangos, erva de caril, alecrim e tomates.

Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário é feita a rega.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Até à data não houve pragas nem doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No final do ano letivo, decorreu uma plantação de ervas aromáticas, uma venda de ervas aromáticas e uma palestra sobre aromas e sabores.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Arouca

avatar

Professor coordenador da horta: Caren Carla Amorim de Castro