Escola EBI de Cortes

a nossa horta bio

 
  • Em Fevereiro, depois de colher as couves, semeámos favas.Em Fevereiro, depois de colher as couves, semeámos favas.
  • Em Fevereiro, depois de colher as couves, semeámos ervilhas.Em Fevereiro, depois de colher as couves, semeámos ervilhas.
  • Em Novembro já tínhamos as nossas hortícolas bem bonitas.Em Novembro já tínhamos as nossas hortícolas bem bonitas.
  • Em Novembro já tínhamos as nossas hortícolas bem bonitas.Em Novembro já tínhamos as nossas hortícolas bem bonitas.
  • Em Outubro, com a ajuda da D. Maria (funcionária da escola) e o avô Anselmo plantámos couve de corte, brócolos e couve de nabo.Em Outubro, com a ajuda da D. Maria (funcionária da escola) e o avô Anselmo plantámos couve de corte, brócolos e couve de nabo.
  • Em Outubro, com a ajuda da D. Maria (funcionária da escola) e o avô Anselmo plantámos couve de corte, brócolos e couve de nabo.Em Outubro, com a ajuda da D. Maria (funcionária da escola) e o avô Anselmo plantámos couve de corte, brócolos e couve de nabo.
A nossa horta foi assim em fevereiro
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

Área aproximada da horta

23 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O meio envolvente é um meio rural, no entanto os alunos não tinham muito contacto directo com a terra. Dificuldade em identificar algumas frutas e legumes. Possibilidade de observar directamente as diferentes fases de desenvolvimento das plantas. Manipulação de alfaias agrícolas Sentido de responsabilidade na preservação da horta

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Todos os espaços verdes da escola foram criados em simultâneo, sendo eles: horta; jardim da Sra. Monte, onde se incluem muitas espécies espontâneas que crescem na serra da Sra. Monte, na nossa freguesia; jardim das flores, jardim dos cactos e o pomar, onde existem pereira, nespereira, pessegueiro, cerejeira, laranjeira, tangerineira, macieira e limoeiro.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo doMeio
  • N.º de alunos envolvidos: 43
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 40

Como são envolvidas as famílias?

Os familiares participam de forma regular seja para ajudar na plantação e sementeira, seja para limpeza dos espaços. Sempre que solicitados os familiares prontificam-se a ajudar.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As frutas e legumes produzidos na escola são consumidos na escola e também vendidos aos pais quando estes vêm à escola buscar os filhos. Os alunos, em casa dos avós principalmente, ajudam na horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tendo em conta que é uma escola pequena, a manutenção da horta é feita por todos de acordo com as necessidades. Enquanto uns apanham ervas infestantes, outros sacham a terra,regam, outros ainda plantam e semeiam novas espécies.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é remexido e adubado com composto orgânico fornecido pelo Câmara Municipal de Leiria e produzido no nosso compostor.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces/cenoura/ pepino Ervilhas / nabos Tomate / salsa cebolas batatas alho francês/ couves

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores pelos alunos

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Com os meios físicos disponíveis. Construimos alguns ninhos para aves

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

mercados, utilização dos produtos da horta no almoço das crianças, confecção de sopa

 

Publicado por: Escola EBI de Cortes

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Professor coordenador da horta: Sandra Colaço