Colégio de São Miguel

a nossa horta bio

 
  • A germinação das nossas sementes.A germinação das nossas sementes.
  • Adaptação das latas recolhidas no refeitório.Adaptação das latas recolhidas no refeitório.
  • Preparação dos boiões de germinação.Preparação dos boiões de germinação.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta vertical existe há 7 meses.

Área aproximada da horta

A horta vertical tem uma área aproximada de três metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A disciplina de jardinagem surge no âmbito das adequações no processo de matrícula de um aluno com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente e a principal motivação na criação deste espaço prende-se com o seu interesse por tarefas funcionais, como são exemplo a sementeira e plantação. Com este projeto pretendemos, ainda, mostrar à comunidade como podemos valorizar visualmente um pequeno espaço e, ao mesmo tempo, tirar partido dele, cultivando produtos que diariamente utilizamos nas nossas casas.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A valorização de um pequeno, mas agradável, espaço físico (parede), contíguo às salas de aula e ao corredor para a reprografia. A reutilização de materiais do refeitório (boiões, latas) e de restos de alimentos trazidos de casa. A utilização de sementes disponibilizadas pela família e a criação, em sala de aula, de condições necessárias à germinação.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 1
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: matemática funcional e ciências naturais.
  • N.º de alunos envolvidos: 1
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

Como são envolvidas as famílias?

A família disponibiliza sementes e promove atividades semelhantes em casa, uma vez que o aluno manifestou interesse em construir uma horta vertical nesse espaço.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta (rega, colocação de estacas, ...) é feita às terças-feiras, no tempo destinado à jardinagem.

Como é feita a preparação do solo?

Nas latas colocou-se solo de diferentes espaços ajardinados do Colégio.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface frisada, alface roxa, espinafres, beterraba, alho-francês, salsa e coentros.

Como é feita a gestão da rega?

É privilegiada a precipitação natural e, quando necessário, utilizamos um ponto de rega existente no local.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita semanalmente, mas até ao momento esta situação não se verificou.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

O aluno encontra-se a construir um catálogo sobre as espécies plantadas e é dada a conhecer a evolução do projeto através de fotografias que passam nos painéis interativos. Logo que possível, os produtos serão vendidos num espaço da escola. Nas aulas de matemática funcional, o aluno articula este trabalho com operações numéricas do quotidiano (preço do quilograma destes produtos; valor a pagar pela sua compra, tendo em conta o peso, ...).

 

Publicado por: Colégio de São Miguel

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Professor coordenador da horta: Patrícia Rosália Ferreira do Rosário