Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita

a nossa horta bio

 
  • sementeira diversas executadas pelos alunos em contexto de sala de aula - 5º Anosementeira diversas executadas pelos alunos em contexto de sala de aula - 5º Ano
  • sementeira diversas executadas pelos alunos em contexto de sala de aula - 5º Anosementeira diversas executadas pelos alunos em contexto de sala de aula - 5º Ano
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  • Sementeira de batataSementeira de batata
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A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe na escola desde o mês de outubro 2012.

Área aproximada da horta

30 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta pedagógica teve como objetivo proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto foi a envolvência dos alunos nas atividades da horta, nomeadamente a sementeira(dentro de garrafões) e a manutenção de diversos tipos de plantas em contexto sala de aula, consideramos ter contribuído para a motivação de todos os alunos.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 4
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

As famílias não foram envolvidas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

AS condições climatéricas prejudicaram a horta durante o meses de inverno, porque esteve sempre alagada, o que fez com que algumas culturas morressem devido ao excesso de água.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por todos os que estejam interessados em participar, com a orientação dos professores de Ciências naturais. Os alunos do 5.º ano ajudaram na limpeza do terreno, plantação e sementeiras.

Como é feita a preparação do solo?

Foi introduzido algum estrume, a terra foi lavrada com um motocultivador.Foi aplicada a consociação de culturas.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações instaladas foram a batata e o feijão verde.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que se justifique.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Neste momento ainda não pusemos em prática qualquer controlo de pragas e doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D Pedro II - Moita

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Professor coordenador da horta: Maria Luzia Santos Costa