ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira

a nossa horta bio

 
  • Preparação do terreno para semear e plantar.Preparação do terreno para semear e plantar.
  • Preparação do terreno para semear e plantar.Preparação do terreno para semear e plantar.
  • Tratar das ervas daninhas.Tratar das ervas daninhas.
  • Tratar das ervas daninhas.Tratar das ervas daninhas.
  • Tratar das ervas daninhas.Tratar das ervas daninhas.
  • Tratar das ervas daninhas.Tratar das ervas daninhas.
  • Tratar das ervas daninhas.Tratar das ervas daninhas.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Apanhar os lixos.Apanhar os lixos.
  • Retirar as pedras existentes.Retirar as pedras existentes.
  • Preparação do terreno para semear e plantar.Preparação do terreno para semear e plantar.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Preparação do terreno para semear e plantar.Preparação do terreno para semear e plantar.
  • Preparação e construção de vedações.Preparação e construção de vedações.
  • Retirar todo o lixo existente no espaço.Retirar todo o lixo existente no espaço.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Bancos ambientais para a zona de lazer.Bancos ambientais para a zona de lazer.
  • Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.Preparação e construção do caminho de acesso ao espaço.
  • Bancos ambientais para a zona de lazer.Bancos ambientais para a zona de lazer.
  • Bancos ambientais para a zona de lazer.Bancos ambientais para a zona de lazer.
  • Bancos ambientais para a zona de lazer.Bancos ambientais para a zona de lazer.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • Sempre Orgulhosos do que somos!Sempre Orgulhosos do que somos!
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • A construção do Compostor pelas famílias.A construção do Compostor pelas famílias.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • A construção de Sementeiras a pensar no futuro.A construção de Sementeiras a pensar no futuro.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
  • As famílias a plantar legumes.As famílias a plantar legumes.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Será o 1º ano apesar de no passado já termos trabalhado alguns aspetos relacionados com a horta.

Área aproximada da horta

80 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Consideramos que uma Horta permite desenvolver várias áreas pedagógicas. Entre elas, destacamos os seguintes objetivos: - educação ambiental (poupança de água, estudo de plantas e flores) - cidadania (envolvência com a natureza, sensibilização para a proteção da natureza, partilha e colaboração)

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projeto destaca-se por promover um espaço onde é a criança e a sua família que definem a sua evolução. De registar também que a horta será uma junção de horta pedagógica e local de lazer onde a criança pode brincar com a natureza.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 8
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 132
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 132

Como são envolvidas as famílias?

As famílias irão participar em: - preparação do terreno - construção de compostor - semear e plantar - monitorizar o processo de crescimento

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- venda de legumes da nossa horta - promoção de jogos no espaço da horta - partilha entre familias

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem sete grupos de crianças responsáveis pela manutenção e monitorização da horta e sua dinâmica. Estes irão em sistema de rotação semanal, organizar as várias tarefas: apanhar lixos, tratar das ervas daninhas, registar em documento próprio a evolução dos legumes e flores, regar e outros. As famílias irão à 6ª feira ao espaço, realizar os mesmos procedimentos.

Como é feita a preparação do solo?

Será feita com a ajuda de uma empresa ligada aos jardins em que irão remexer a terra. Após esse procedimento, as crianças irão retirar raízes, pedras e lixos.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

Como é feita a gestão da rega?

Será feita no inicio da manhã e no final da tarde, sendo avaliado pelas crianças se necessita ou não deste procedimento conforme o estado do tempo.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Iremos realizar: - Mercado de Belas - A salada da Bio - O Lago

 

Publicado por: ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira

avatar

Professor coordenador da horta: Paulo Sérgio Oliveira