Colégio Casa - Mãe

a nossa horta bio

 
  • Recolha de composto orgânicoRecolha de composto orgânico
  • Preparação de canteirosPreparação de canteiros
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A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta do Arco Íris já existe no nosso Colégio desde 2007.

Área aproximada da horta

Possui aproximadamente 50 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O objetivo da criação deste projeto da Horta do Arco Íris é fomentar uma compreensão natural entre aquilo que é consumido à mesa (legumes, hortaliças, vegetais, ervas aromáticas e frutos) e os processos naturais que lhes dão origem. Tentamos desmistificar todo o processo de germinação e plantio das diferentes espécies vegetais, assim como implementar o conhecimento alargado das espécies já existentes no nosso país às que foram trazidas de outras paragens.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Pensamos que a originalidade deste projeto deva tratar-se de uma terratransformação, isto é, tomamos conta de um terreno tipicamente florestal, com predominância de pinheiros (solo ácido), com imenso granulado granítico e com recurso de meios naturais (composto orgânico) fomos transformando ao longo dos anos em terreno fértil para cultivo. Esta transformação deu origem a saborosas colheitas consumidas pelos alunos ao longo dos anos letivos em que o projeto tem sido implementado.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 180
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

Alguns pais e encarregados de educação que já possuíam terrenos agrícolas disponibilizaram o tempo livre de que dispunham para ajudar na implementação dos socalcos dos canteiros, outros trouxeram recursos materiais, tais como madeiras, armações de ferro, plásticos para construção de uma mini-estufa, outros forneceram espécies vegetais para plantar ou semear, etc.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Surgiu uma maior preocupação numa alimentação saudável, graças a uma agricultura 100% biológica, sem recurso a adubos químicos, inseticidas e pesticidas. Isto notou-se imenso ao ponto de realizarmos uma feirinha mensal com produtos provenientes da horta, a que juntamos outros produtos doados pelos mesmos encarregados de educação. A verba resultante daí será utilizada na manutenção da Horta e na aquisição de novas ferramentas para a mesma.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por quatro turmas da Creche e Pré-Escola, bem como por seis turmas do 1º CEB. As tarefas são executadas de acordo com um horário semanal destinado a cada turma, exceto se as condições atmosféricas não o permitirem. No espaço da horta existe uma área destinada aos alunos do 1º CEB e outro espaço para os restantes alunos. Cada grupo faz a manutenção dessa mesma área consecutivamente. Em relação às tarefas, estas são executadas de forma a todos poderem realizar tudo em diferentes momentos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é escavado, arejado e acrescenta-se uma mistura de composto e cal, de forma a atenuar a acidez do mesmo. Após esta ação, deixamos o respetivo canteiro em repouso durante algumas semanas e só então voltamos a escavar e arejar o solo. Após esta ação, semeamos ou plantamos aquilo que está destinado áquele canteiro e nesse momento do ano.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Junto aos morangueiros temos funcho, junto das alfaces temos hortelã, junto das faveiras temos couves, junto das cebolas temos tomateiros e pimenteiros.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de duas formas: manual e automática. Enquanto dura a época escolar é feita manualmente, com recurso a regadores e a garrafões para que os alunos sintam uma proximidade com as culturas e com as necessidades das mesmas. No entanto, possuímos um sistema de rega automático que é acionado aos fins de semana, feriados e pausas letivas.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é realizada através da observação e captura. A maior praga que sentimos existir são as lesmas e caracóis que são capturados e depositados num lago pedagógico para alimentação dos peixes e cágados aí existentes.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Feira de S. Martinho; - Feirinha Biológica (mensal); - Confeção de sopas, sobremesas... - Workshop de cozinha biológica para os alunos;

 

Publicado por: Colégio Casa - Mãe

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Professor coordenador da horta: Edgar de Almeida Fernandes