EB1/PE do Garachico

a nossa horta bio

 
  • Seleção e plantação de sementes e plantas na horta - os alunos da Unidade Especializada participam na plantação das sementes na horta.Seleção e plantação de sementes e plantas na horta - os alunos da Unidade Especializada participam na plantação das sementes na horta.
  • Tratamento do solo - os alunos cavaram e aplicaram matéria orgânica para a fertilização do solo;Tratamento do solo - os alunos cavaram e aplicaram matéria orgânica para a fertilização do solo;
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

Área aproximada da horta

A horta tem uma área parecida a um triângulo, com as medidas aproximadas de dois por quatro metros.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Manutenção e dinamização da horta; dar a conhecer aos alunos técnicas de cultivo biológicas; dar a conhecer aos alunos a técnica e utilização da compostagem; envolver os alunos da educação especial em tarefas funcionais que motivassem a sua aprendizagem.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Dar a conhecer a importância dos produtos agrícolas biológicos à comunidade educativa; dar vida a um canteiro da escola que estava inutilizado e dar a conhecer aos alunos da escola o que é a agricultura biológica e as culturas lá plantadas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio; Matemática.
  • N.º de alunos envolvidos: 12
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

Como são envolvidas as famílias?

Facultam plantas e sementes para cultivo; auxiliam na manutenção da horta.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos preservam a horta e dão valor aos produtos colhidos da horta. Valorizam o trabalho dos agricultores.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De forma rotativa, os alunos regam a horta diariamente (caso necessário); Uma vez por semana os alunos arrancam as ervas daninhas;

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado, foram retiradas as ervas daninhas e colocado posteriormente estrume para enriquecer o solo.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas dividem-se em hortícolas e aromáticas. As hortícolas são: couve flor branca, couve coração de boi, couve galega, pimentão, pimenta vermelha, feijão verde, feijão vermelho, maçaroca, salsa, cebolinho, alface, batatas e morangos. As aromáticas são : erva cidreira, alecrim de nossa senhora, hortelã -leite. Hortelã-pimenta, alecrim, losna, bolbo,lavanda, funcho, segurelha, caninha, marcelão e orégãos.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita através de regador ou de mangueira pelos alunos com ajuda dos adultos envolvidos.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos (sobremesas , saladas, sopas, temperos,etc.)

 

Publicado por: EB1/PE do Garachico

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Professor coordenador da horta: Raquel Susana Rodrigues de Oliveira