Jardim de Infância

a nossa horta bio

 
  • Preparação da 1ª sementeira no 1ª canteiroPreparação da 1ª sementeira no 1ª canteiro
  • Oficina de sementes no Casal de São ToméOficina de sementes no Casal de São Tomé
  • Início da horta mandalaInício da horta mandala
  • Preparação de canteiro elevado (alunos de hortofloricultura)Preparação de canteiro elevado (alunos de hortofloricultura)
  • Visita de estudo a quinta de agricultura biológicaVisita de estudo a quinta de agricultura biológica
  • Compostagem colorida (JI Carapelhos)Compostagem colorida (JI Carapelhos)
  • Visita de estudo (Portomar)Visita de estudo (Portomar)
  • Projeto de canteiro modelo CavalleroProjeto de canteiro modelo Cavallero
  • Projeto da horta mandalaProjeto da horta mandala
  • Sementeira de tremoço (adubo verde)Sementeira de tremoço (adubo verde)
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Início em 2011/2012

Área aproximada da horta

500 metros quadrados (na escola sede), vários canteiros nos Jardins de infância

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivar os alunos com necessidades educativas especiais e fornecer-lhes bases práticas de sustentatibilidade (início do projeto com alunos dos "caminhos diferentes"). Alargamento do projeto aos alunos dos Jardins de Infância, a fim de lhes proporcionar contacto com a natureza, como contraponto a uma vida cada vez mais sedentária e passada entre quatro paredes (e muitas vezes um ecrã). Educar para a sustentabilidade.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Projeto de intinerância, com atividades semanais nas 10 salas de Jardim de Infância do Concelho, dinamizadas por um educador que circula, em estreita colaboração com as educadoras titulares dos grupos, bem como alunos com NEE da Pré até ao 6º ano. - A horta na escola sede está desenhada em mandala, circundada por jovens árvores de fruto. - Os canteiros são estreitos, para as crianças poderem trabalhar sem pisar o terreno, a partir dos caminhos e de tijolos pelo meio dos canteiros. - Transformação de um espaço inculto, nas traseiras da escola, permeado de infestantes e entulho, num espaço de aprendizagem.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 14
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Jardins de infância e alunos com NEE
  • N.º de alunos envolvidos: 200
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 20
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm participado com a oferta de plântulas e sementes, bem como estrume para adicionar à compostagem e carrasca para os caminhos.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos aderem com muito entusiamo ao trabalho na horta, começando a compreender a relação entre a terra e a agricultura com a sua alimentação e a vida em geral. Os alunos com NEE têm uma oportunidade de experimentar o sucesso, apesar das suas limitações.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um tempo semanal com a educadora "itinerante", planificado e regular. Posteriormente os professores titulares das turmas e respetivos auxiliares fazem a manutenção necessária.

Como é feita a preparação do solo?

Tem-se trabalhado essencialmente com canteiros elevados, usando a técnina da "lasanha": depois de nivelar e delimitar o canteiro, cobre-se com cartão, rega-se e espalham-se camadas sucessivas de matéria orgânica disponível (folhas, borra de café, restos da cantina...), finalizando com uma camada de composto orgânico, onde se planta/semeia.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, favas, alho francês. Cenoura, cenoura, calêndula. Ervas aromáticas. Alface de inverno.

Como é feita a gestão da rega?

Recolhe-se água da chuva, mas é insuficiente, recorrendo-se também a agua da rede pública. Tenta-se minorar a necessidade de rega com a técnina do mulch.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Fortalecimento do solo (composto) e uso de plantas saudáveis e adaptadas ao clima e região. Retirar e insinerar plantas doentes. Consociação de plantas e rotação de culturas. Recolha manual (caracóis e lagartas). Armadilhas. Flores para atrair insectos e predadores. Sebes e árvores para atrair pássaros.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

- Visitas de estudo e aulas de campo na comunidade (em hortas familiares, com animais) - Oficinas de sementes e de seedballs - Histórias e filmes relacionados com o tema (àrvore generosa, Eu não fui, Ainda nada? Lagartinha comilona, o Ruca sabe fazer composto e outros, o espantalho enamorado. - Trabalhos com folhas, bagas, frutos, legumes - Culinária com os produtos, incluindo a utilização de forno solar.

 

Publicado por: Jardim de Infância

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Professor coordenador da horta: Maria Cândida Siegle