Escola EB 2,3 de Tadim

a nossa horta bio

 
  • O Local da Nossa Futura Horta - Observa-se uma zona em socalco, solarenga, com 2 árvores, um compostor e o solo com alguma erva de inverno; o local que achamos perfeito.O Local da Nossa Futura Horta - Observa-se uma zona em socalco, solarenga, com 2 árvores, um compostor e o solo com alguma erva de inverno; o local que achamos perfeito.
  • Que Arranjos Precisamos de Fazer? - Notam-se os nossos professores a discutir o que fazer; vamos precisar de inverter a inclinação das terras e colocar uma sebe, para a proteger o talude; também queremos destruir umas caixas de esgoto já desativadas.Que Arranjos Precisamos de Fazer? - Notam-se os nossos professores a discutir o que fazer; vamos precisar de inverter a inclinação das terras e colocar uma sebe, para a proteger o talude; também queremos destruir umas caixas de esgoto já desativadas.
  • O Nosso Compostor - A Juliana observa o nosso compostor; está quase cheio e com composto pronto a usar; vamos precisar de o voltar a encher; também vamos deslocá-lo para uma das extremidades da horta.O Nosso Compostor - A Juliana observa o nosso compostor; está quase cheio e com composto pronto a usar; vamos precisar de o voltar a encher; também vamos deslocá-lo para uma das extremidades da horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi criada este ano letivo.

Área aproximada da horta

20 m x 5 m = 100 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta faz parte de um projeto maior de tornar a nossa escola uma escola cada vez mais sustentável e preparar os nossos alunos para o futuro, não esquecendo o passado. Pretende-se também criar assim "laboratórios ao ar livre" que motivem para o estudo e facilitem as aprendizagens. Integra-se no projeto Eco-Escolas e no projeto Aprendizagens ECO Sustentáveis, vendedor do Prémio Escolar Montepio.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A organização da horta é excelente o que faz com que todos a respeitem. Os camalhões facilitam o trabalho com alunos e as visitas. O envolvimento da comunidade no curso de Agricultura Biológica foi excelente e ajudou a dar o impulso inicial.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 15
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica, Ciências Naturais e Educação para a Cidadania
  • N.º de alunos envolvidos: 220
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar no curso de Agricultura Biológica que promovemos em parceria coma Quercus - Núcleo de Braga. Aderiram 2 pais. Através dos alunos foi pedida a colaboração dos pais que arranjaram algum composto para misturar com o da escola. Arranjaram algumas sementes e plantas e ainda estacas para os feijoeiros e os tomateiros. Houve ainda uma visita ao lar perto da escola para conversar com os idosos, (alguns eram avós dos alunos) sobre tradições agrícolas (participaram 2 turmas). As turmas do 8º ano tiveram ainda como tarefa questionar os pais e avós em casa sobre a agricultura e métodos que praticavam.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Numa atividade recente da escola, não relacionada com a horta, foram os pais a pedirem para ir visitar a horta! - maior satisfação da nossa parte não poderia haver. Significa que há feedback, que há partilha e que a informação está a chegar onde se pretende. Os alunos respeitam a horta e visitam-na. Falam em casa. Comentam com as famílias os métodos usados. Todos quantos visitam a horta comentam que está espetacular, que as plantas estão a crescer mais do que as que têm em casa. Quando colhermos os primeiros frutos o ânimo será ainda maior.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma dos 5ºs aos 8ºs anos esta´encarregue de um camalhão escolhido por eles. Devem tirar ervas, sachar e fazer a o controlo de pragas, entre outros. Não invalida que possam cuidar de toda a horta se necessário e conveniente.

Como é feita a preparação do solo?

O solo foi cavado e foram construídos camalhões com ervas removidas no fundo, depois folhas, composto e solo, por cima.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Algumas culturas são (por camalhão): 1- Beterraba, alface, tomate e alho francês, 2- Brócolos, 3- Feijão e salsa, 4- Cebolo e couve flor, 5- Cenoura e coentros, 6-Couve coração e couve flor, 7- Abóbora 8- Couve-flor e alho francês 9- Melancia 10- Cebolo, alface e espinafre 11- melões 12- Batatas 13- Curgetes

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por um sistema eletrónico gota-a-gota que rega 2 vezes por dia. Quando chove, fecha-se o sistema. A água é proveniente de um furo da escola.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitoriazçaõ é feita por inspeção periódica das plantas e usando placas cromotrópicas. Usamos produtos caseiros e se necessário calda bordalesa.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A horta só foi criada em Abril (apesar de ter vindo a ser projetada desde o início do ano). Os produtos não cresceram a tempo de ser feito um mercado. Possivelmente faremos um em Setembro. Foi feito um concurso de espantalhos.

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Tadim

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Maria Antunes Gonçalves Oliveira