Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

a nossa horta bio

 
  • Croqui da Horta: suporte, vasos e anotações.Croqui da Horta: suporte, vasos e anotações.
  • Preparação dos vasos (reutilização de embalagens de plástico de produtos alimentares).Preparação dos vasos (reutilização de embalagens de plástico de produtos alimentares).
  • Preparação do suporte em madeira para colocação dos vasos (restauração/reutilização de uma placa de madeira).Preparação do suporte em madeira para colocação dos vasos (restauração/reutilização de uma placa de madeira).
  • Preparação do substrato: terra vegetal com borras de café, preparado por cada aluno.Preparação do substrato: terra vegetal com borras de café, preparado por cada aluno.
  • Acondicionamento dos vasos com a terra preparada.Acondicionamento dos vasos com a terra preparada.
  • Plantação.Plantação.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O projeto está a ser desenvolvido desde Setembro.

Área aproximada da horta

2,5m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Um dos objetivos prende-se ao facto de não existir uma horta biológica no nosso espaço escolar, sendo este um dos pontos fracos apurado aquando da realização da auditoria ambiental realizada no âmbito do Projeto Eco-Escolas. Igualmente pretendeu-se fomentar a interdisciplinaridade evidenciando-se, neste caso, duas disciplinas - Educação Tecnológica e Formação Pessoal e Social, seguindo as metas de aprendizagem das mesmas, nomeadamente os três Domínios: I - Tecnologia e Sociedade (Subdomínio – Tecnologia e necessidades humanas, Impacto social e ambiental e Consequências da tecnologia), II – Processo Tecnológico (Subdomínio – Objeto técnico e Organização de informação) e III – Conceitos, princípios e operadores tecnológicos (Materiais e comunicação). Procurou-se envolver toda a comunidade, valorizando as atitudes e valores e sensibilizando para a era tecnológica que atravessamos, com todos os aspetos positivos e negativos.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Toda a configuração e estrutura da horta, salientando-se a reutilização de embalagens, dando-lhes assim um novo ciclo de vida. Outro aspeto original é o facto de ser uma horta móvel, construída sobre uma estrutura que pode se transportada e estar presente em diversos espaços.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Tecnológica, Formação Pessoal e Social e o Projeto Eco-Escolas.
  • N.º de alunos envolvidos: 41
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 41

Como são envolvidas as famílias?

Estão envolvidas no que respeita ao apoio na pesquisa de informação, na aquisição da planta e da terra.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No que concerne ao impacto, este tem sido verificado quando vários elementos da comunidade escolar, incluindo também encarregados de educação, visitam o espaço e demonstram o seu agrado. Algumas ervas aromáticas produzidas estão a ser utilizadas nos bares e cantina da escola. Oficialmente a horta foi inaugurada no Dia 6 de Maio, dia comemorativo do aniversário da Escola, e dia escolhido para a celebração do Dia do Eco-Escolas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos trabalham na horta no horário das disciplinas envolvidas no projeto. Cada aluno trabalha e trata da respetiva planta mediante a orientação dos professores e funcionários.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada por cada aluno, que por sua vez investigou e trouxe terra vegetal que os próprios recolheram. Com o contributo de cada um (cerca de 0,5kg de terra) preparou-se o substrato total, adicionando também borras de café recolhidas pelas funcionárias do bar dos professores.

É feita compostagem?

Não

Quais as culturas / consociações instaladas?

A nossa horta tem as seguintes culturas/plantas: salsa, coentros, salva, arruda, hortelã vulgar, hortelã pimenta, erva doce, estragão, azedas, pimenta cayene, pimenta cherry bomb, erva cidreira, manjericão, funcho, cavalinha, oregãos, alecrim, camomila, lúcia-lima e tília. Algumas das plantas acima mencionadas possuem caraterísticas especiais, que permitem proteger as culturas, repelir insetos e lagartas assim como um efeito fungicida. São exemplos as seguintes plantas: alecrim, arruda, cavalinha, manjericão, erva cidreira e hortelã.

Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido feita com recurso a um aguador.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A horta está colocada dentro de uma mini-estufa sendo o controlo de pragas e doenças efetuado através da monotorização dos alunos, professores e funcionários envolvidos. Igualmente, as consociações criadas entre as plantas permitem um maior controle sobre essas problemáticas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Visitas de estudo à mesma, registos fotográficos e em vídeos, divulgação no jornal e site da escola. Participação no Concurso “Hortas Bio” lançado pela AGROBIO e ABAE e fornecimento das plantas para confeção de alimentos e chás na cantina e bares da escola. Consoante a quantidade de plantas produzidas, será equacionada a hipótese de doar as mesmas a instituições do concelho.

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

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Professor coordenador da horta: Catarina Sofia Brás Gomes