Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

a nossa horta bio

 
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Compostagem (início)Compostagem (início)
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Fases iniciais de limpeza do terrenoFases iniciais de limpeza do terreno
  • Limpeza do terrenoLimpeza do terreno
  • Limpeza do terrenoLimpeza do terreno
  • Limpeza do terrenoLimpeza do terreno
  • Limpeza do terrenoLimpeza do terreno
  • Limpeza do terrenoLimpeza do terreno
  • Cavando a terra, de forma a prepará-la para as sementeirasCavando a terra, de forma a prepará-la para as sementeiras
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 3 anos

Área aproximada da horta

307,4 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

É motivar as crianças a plantar as suas próprias culturas e motiva-las a não ter vergonha de ser agricultor. Isto porque a agricultura é o futuro da Madeira.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto foi elaborado apresentando-se enquadrado no meio onde os alunos se inserem, tendo em consideração o seu desenvolvimento pessoal e curricular presente e futuro e fomentando o seu envolvimento e empenho em todas as actividades.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5 professores
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Cívica, Francês, Matemática, Língua Portuguesa e Matemática
  • N.º de alunos envolvidos: 8 alunos
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

No fornecimento de sementes e plantas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Além do trabalho prático, os alunos fizeram alguns trabalhos académicos relacionados com o tema. É de salientar que são alunos da turma de Currículos Alternativos e fizeram esta pesquisa inicial sobre "o que é a agricultura biológica?" pois, embora vivam no meio rural, não conheciam este tipo de agricultura (nem os seus encarregados de educação, embora cultivem a terra).

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através de uma parceria com um estagiário da Câmara Municipal. Foram os alunos que ficaram responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos, sendo orientados pelo estagiário da Câmara Municipal.

Como é feita a preparação do solo?

Antes da preparação dos canteiros foi feito uma limpeza do terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada e carrinho-de-mão. Com auxílio de uma enxada, o terreno foi mobilizado com uma profundidade de aproximadamente 15 cm. O próximo passo foi retirar algumas pedras de maior dimensão e os canteiros foram nivelados.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Inicialmente plantaram-se ervas aromáticas (funcho, oregãos, salsa). As consociações foram realizadas dependendo das culturas/ sementes que os alunos trouxeram de casa (Feijão, acelgas, couve, alface, repolho, cebolo, beterraba).

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com um sistema de rega, e foi colocado 1 aspersor em cada canteiro. Pontualmente usou-se a rega manual.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

O controle de pragas foi feita através da manutenção do equilíbrio do ecossistema agrícola é, para a agricultura biológica, a melhor forma de prevenir pragas e doenças, isto porque permite a existência de uma diversidade de seres vivos que são verdadeiros auxiliares do Homem, na prevenção de pragas e doenças das hortas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Minimercados e confeção de alimentos (excedentes do mercado foram encaminhados para a cantina da escola)

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade

avatar

Professor coordenador da horta: Sandra Passos Osório Arteiro Moreira (em conjunto com Madalena Dias)