Escola EB23 de Milheirós de Poiares

a nossa horta bio

 
  • A curiosidade durante as primeiras plantações.A curiosidade durante as primeiras plantações.
  • Como era o espaço escolhido para a implementação da hortaComo era o espaço escolhido para a implementação da horta
  • Como ficou o terreno após os trabalhos de preparação.Como ficou o terreno após os trabalhos de preparação.
  • Após as primeiras plantaçõesApós as primeiras plantações
  • Primeiras plantaçõesPrimeiras plantações
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta está a ser criada este ano letivo. A preparação do terreno foi realizada em janeiro.

Área aproximada da horta

Horta tem uma área aproximada de 115 metros quadrados e o cantinho das aromáticas uma área de 9 metros quadrados.

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações base foram a criação de um espaço de aprendizagem e partilha com os alunos de como se cultivam alguns alimentos e promover o contacto com a terra. Sensibilizar os alunos e a Comunidade Educativa para a temática da Agricultura Biológica.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O espaço escolhido estava ao abandono, cheio de silvas. Com a colaboração da junta de freguesia foi feita a limpeza do espaço, a colocação de terra, com a divisão do espaço em degraus para diminuir a inclinação do terreno. A horta é complementada por um canteiro de ervas aromáticas, localizado num espaço muito mais visível para os alunos. O canteiro também foi criado este ano letivo e as espécies que existem estão identificadas por placas de madeira. Diariamente os alunos assistem ao desenvolvimento/crescimento destas espécies aromáticas.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Física e Química, Ciências da Natureza, Clube Eco-Escola
  • N.º de alunos envolvidos: 29
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

Os alunos que participam no clube Eco-escola, partilham em casa as tarefas que são realizadas no mesmo e as famílias colaboram com sementes que disponibilizam e bens para as feiras eco, uma vez que a horta está numa fase inicial. A associação de pais disponibilizou-se para a aquisição da mangueira de rega e aquisição de alfaias agricolas.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Uma encarregada de educação, após contactar a directora de turma disponibilizou-se para vir desenvolver trabalho na horta sempre que necessário. - A junta de freguesia colaborou activamente na preparação do terreno e na instalação de um ponto de água no espaço da horta, sendo o mesmo divulgado activamente quer no facebook da junta de freguesia quer da eco-escola. - Muitos dos alunos desconheciam os métodos de trabalho agricola e existe a partilha entre aqueles que viram por exemplos os avós a realizar uma tarefa e depois ensinam os colegas como é. - O espanto por exemplo de alguns alunos quando foi realizada a sementeira de ervilhas, que tinham uma coloração rosa e logo questionaram se as ervilhas afinal seriam rosa ou verdes. -

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na preparação do espaço contamos com a colaboração da junta de freguesia. Após o terreno preparado, dependendo das condições atmosféricas, procedeu-se ás primeiras plantações, no horário de funcionamento do Clube Eco-Escola. Um dos grupos do Eco-Escola é responsável pela manutenção do canteiro das ervas aromáticas e outro responsável pela compostagem.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada inicialmente com a colocação de terra. Posteriormente quando se fizeram as plantações recorreu-se ao uso de composto e de estrume (fertilizante de origem animal). Os trabalhos são feitos todos manualmente.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

As espécies plantadas estão intercaladas e existem neste momento na horta: - couve galega, couve roxa, alface frisada, alho, cebola, couve lombarda, espinafres, feijão, ervilhas, alho francês, morangos, framboesas, girassóis, beterraba, salsa, cravos túnicos, alface roxa, espinafres, pimento verde, cebola, pimento verde, cenouras, nabo roxo, courgetes, feijão verde, .couve tronchuda, repolho. No cantinho das aromáticas existe: mirta, santolina, oregãos, coentros, salsa, salva, salva tricolor, mangerona, caril, limonete, cebolinho, hortelã, hortelã verde, tomilho cinzento e tomilho limão.

Como é feita a gestão da rega?

Na horta existe uma torneira que nos períodos de maior seca é utilizada para regar as espécies. Como o terreno é inclinado, nas plantações procurou-se não planar completamente a terra para conservar melhor a água. A rega normalmente é feita no inicio da manha, de modo a melhor combater as pragas. No entanto, quando o período mais quente se aproximar a rega poderá ser realizada ao fim do dia.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Por observação directa e retiradas das plantas infestantes e pragas. As plantas infectadas também são retiradas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Em torno da horta realizam-se por exemplo visitas de estudo no âmbito das ciências naturais, alunos de 5º/6º ano. Realizam-se também feiras eco para vender os produtos. Visita de estudo ás hortas comunitárias da junta de freguesia e concurso de espantalhos.

 

Publicado por: Escola EB23 de Milheirós de Poiares

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Professor coordenador da horta: Maria Goreti Silva Rocha