Jardim de Infância de Lameirinhas

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É a primeira vez que vamos ter uma horta do Jardim de Infância

Área aproximada da horta

8 metros quadrados

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O projeto das hortas bio nos 5 Jardins de Infância do AEAUG surgiu a partir das pequenas experiências de agricultura biológica que têm vindo a realizar-se nos nossos J.I. no âmbito do projeto curricular “A sustentabilidade no planeta Terra” delineado para o quadriénio 2009/2013, nomeadamente no ano letivo 2010/2011, em que foi tratado o tema “ O Solo”, em que as crianças realizaram aprendizagens sobre os procedimentos de ima agricultura sustentável, desde a semente ao fruto, passando pela utilização de fertilizantes naturais obtidos através da compostagem, até à utilização racional e consciente da água na rega (recolha da água da chuva, regar nas horas de menor calor,…). Com a parceria que estabelecemos com a Quinta da CERCIG-CRP para este ano letivo, e na sequência de algumas visitas e atividades em conjunto com os alunos do CRP que as crianças já tiveram oportunidade de realizar nesta Quinta, como a festa de final de ano letivo 2011/2012, com marchas populares, jogos, danças e churrasco com as famílias das crianças, e ,já neste ano letivo, um magusto conjunto com os 5 J.I. e os jovens alunos), surgiu a ideia de cada J.I. semear/plantar duas ou três hortícolas diferentes, numa horta conjunta no espaço da Quinta, que no final do ano letivo (Junho) serão colhidos e utilizados na confeção de uma sopa e salada para um piquenique a ser realizado da Quinta entra os 5 J.I. e os jovens alunos colaboradores. A formadora da área da jardinagem da Quinta, Rita Pina, esteve presente nos concelhos Eco-Escolas nos nossos J.I., onde foram traçados os seguintes passos para a concretização deste projeto: - decidir quais as hortícolas que cada J.I. irá semear/plantar; - cada criança irá plantar um tomateiro, num garrafão de água adaptado para o efeito, que ficará na estufa da Quinta, com o rótulo de cada criança, que posteriormente o irá levar para casa para colocar numa varanda ou no quintal; os pais serão convidados a irem à Quinta com o seu filho(a) buscar o respetivo tomateiro, como incentivo para os pais conhecerem aquele espaço e utilizarem mais produtos bio na confeção das refeições em casa; - agendar uma data para os J.I. irem à Quinta realizar a sementeira/plantação; - a preparação do terreno e a rega serão asseguradas pelos alunos do curso de formação de operadores agrícolas, operadores de jardinagem e operadores de estufas, promovendo o envolvimento ativo dos jovens e das crianças; a rega será assegurada por estes alunos e, pontualmente pelos J.I. - a monitorização da horta será feita através de fotografias e de registos feitos pelas crianças nas suas visitas pontuais à Quinta, que serão divulgados entre os 5 J.I.; - no final do mês de Junho os produtos hortícolas serão colhidos com a participação das crianças, e será confecionada uma sopa e salada para um piquenique conjunto dos 5 J.I. e a equipa da CERCIG presente; os produtos que forem colhidos posteriormente serão utilizados na cozinha da CERCIG.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

ser um projeto de parceria com jovens dos cursos de formação de operadores agrícolas, operadores de jardinagem e de estufas, da CERCIG-CRP; ser um projeto conjunto dos cinco Jardins de Infância do AEAUG

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 32
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 65

Como são envolvidas as famílias?

Colaborando na aquisição das sementes, trazendo os materiais necessários (ex: garrafões de plástico para a plantação dos tomateiros, tela para os morangueiros,...) e visitando a Quinta com os filhos para acompanharem o desenvolvimento da horta. Cada criança irá plantar um tomateiro, num garrafão de água adaptado para o efeito, que ficará na estufa da Quinta, com o rótulo de cada criança, que posteriormente o irá levar para casa para colocar numa varanda ou no quintal; os pais serão convidados a irem à Quinta com o seu filho(a) buscar o respetivo tomateiro, como incentivo para os pais conhecerem aquele espaço e utilizarem mais produtos bio na confeção das refeições em casa;

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada J.I. irá plantar 2 ou 3 hortícolas diferentes: o J I. de Lameirinhas irá plantar morangueiros e batatas no próximo dia 11 de março; a manutenção será assegurada conjuntamente pelos alunos do curso de formação de operadores agrícolas, operadores de jardinagem e operadores de estufas da CERCIG-CRP e pelo Jardim de Infância.

Como é feita a preparação do solo?

- a preparação do terreno será assegurada pelos alunos do curso de formação de operadores agrícolas, operadores de jardinagem e operadores de estufas, e pelo J.I. no ato da sementeira/plantação

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Cada J.I. irá plantar 2 ou 3 hortícolas diferentes: o J I. de Lameirinhas irá plantar morangueiros e batatas no próximo dia 11 de março PRODUTOS A CULTIVAR - salsa -coentros - cenouras - ervilhas - feijão verde - batatas - cebolas - morangos - tomates - pimentos

Como é feita a gestão da rega?

a rega será assegurada pelos alunos do curso de formação de operadores agrícolas, operadores de jardinagem e operadores de estufas, e, pontualmente pelos J.I, promovendo o envolvimento ativo dos jovens e das crianças.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

confeção de alimentos

 

Publicado por: Jardim de Infância de Lameirinhas

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Professor coordenador da horta: Amélia Maria Grilo Pascoal Gonçalves