Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa
a nossa horta bio
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Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Esta horta, por nós chamada de horta pedagógica, existe desde o início do ano letivo.
Área aproximada da horta
100 m2
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações da sociedade. Um planeta excessivamente urbanizado e consumista dá cada vez mais sinais de necessitar, urgentemente, de novas atitudes que preservem o futuro das gerações vindouras. Assim, os dois grandes objetivos deste projeto são: promover a aprendizagem do processo de cultivo de produtos hortícolas biológicos e promover hábitos de vida saudáveis.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto da horta pedagógica, na EPDRS, pretende proporcionar aos alunos do curso técnico e turismo ambiental e rural e, à posteriori, do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Serpa, a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta, amiga do ambiente. O projeto assenta em três pilares fundamentais: Ambiente - promover nos jovens atitudes de proteção da natureza; Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade; Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis. As experiências anteriores, tidas na escola, são unânimes em reconhecer que o método de aprendizagem “hands on” nas hortas escolares são um contributo decisivo para desenvolver nos jovens o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal e a criatividade.
Quem trata da horta?
- N.º de professores envolvidos: 3
- Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ambiente e Desenvolvimento Rural; Geografia; Biologia; Produção Agrária.
- N.º de alunos envolvidos: 20
- N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
- N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0
Como são envolvidas as famílias?
Nesta fase inicial, as famílias ainda não foram envolvidas. O projeto deve continuar no próximo ano letivo.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Até ao término das aulas, o trabalho era organizado semanalmente, quando os alunos tinham aulas com a docente da disciplina mais envolvida (ambiente e desenvolvimento rural) , e consoante as disponibilidades dos recursos materiais e humanos.
Como é feita a preparação do solo?
O solo é cavado e limpo de ervas e pedras (com sachos, enxadas, ancinhos e ouros utensílios adquiridos pela direção da escola para uso nas aulas práticas dos alunos do curso técnico de produção agrária) e adubado com matéria produzida na compostagem da escola.
É feita compostagem?
Sim
Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, couves, salsa, coentros, poejos, rábanos...
Como é feita a gestão da rega?
Inicialmente a rega foi natural, da chuva (que caiu com alguma abundância). Posteriormente, a horta foi regada, pela manhã, com regadores adequados, pelos alunos. O assistente operacional (que colabora connosco) ajuda a regar, assim como alunos de outras turmas (nomeadamente do curso profissional técnico de produção agrária) que asseguram a rega, quando os alunos das turmas TTAR não estão disponíveis.
Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?
A monitorização é feita com recurso à observação direta. Até à data de término das aulas das turmas do curso TTAR não se verificou a existência de pragas e doenças.
Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Pretende-se, futuramente, promover um workshop de culinária com os produtos da horta.