Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa

a nossa horta bio

 
  • A manutenção da horta pedagógica da EPDRS, efetuada por alunas da turma TTAR 12.A manutenção da horta pedagógica da EPDRS, efetuada por alunas da turma TTAR 12.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta, por nós chamada de horta pedagógica, existe desde o início do ano letivo.

Área aproximada da horta

100 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As questões ambientais e o desenvolvimento sustentável estão no centro das atuais preocupações da sociedade. Um planeta excessivamente urbanizado e consumista dá cada vez mais sinais de necessitar, urgentemente, de novas atitudes que preservem o futuro das gerações vindouras. Assim, os dois grandes objetivos deste projeto são: promover a aprendizagem do processo de cultivo de produtos hortícolas biológicos e promover hábitos de vida saudáveis.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto da horta pedagógica, na EPDRS, pretende proporcionar aos alunos do curso técnico e turismo ambiental e rural e, à posteriori, do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Serpa, a oportunidade de planearem e cuidarem de uma horta, amiga do ambiente. O projeto assenta em três pilares fundamentais: Ambiente - promover nos jovens atitudes de proteção da natureza; Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade; Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis. As experiências anteriores, tidas na escola, são unânimes em reconhecer que o método de aprendizagem “hands on” nas hortas escolares são um contributo decisivo para desenvolver nos jovens o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal e a criatividade.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ambiente e Desenvolvimento Rural; Geografia; Biologia; Produção Agrária.
  • N.º de alunos envolvidos: 20
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

Como são envolvidas as famílias?

Nesta fase inicial, as famílias ainda não foram envolvidas. O projeto deve continuar no próximo ano letivo.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Até ao término das aulas, o trabalho era organizado semanalmente, quando os alunos tinham aulas com a docente da disciplina mais envolvida (ambiente e desenvolvimento rural) , e consoante as disponibilidades dos recursos materiais e humanos.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é cavado e limpo de ervas e pedras (com sachos, enxadas, ancinhos e ouros utensílios adquiridos pela direção da escola para uso nas aulas práticas dos alunos do curso técnico de produção agrária) e adubado com matéria produzida na compostagem da escola.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, salsa, coentros, poejos, rábanos...

Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente a rega foi natural, da chuva (que caiu com alguma abundância). Posteriormente, a horta foi regada, pela manhã, com regadores adequados, pelos alunos. O assistente operacional (que colabora connosco) ajuda a regar, assim como alunos de outras turmas (nomeadamente do curso profissional técnico de produção agrária) que asseguram a rega, quando os alunos das turmas TTAR não estão disponíveis.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita com recurso à observação direta. Até à data de término das aulas das turmas do curso TTAR não se verificou a existência de pragas e doenças.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Pretende-se, futuramente, promover um workshop de culinária com os produtos da horta.

 

Publicado por: Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa

avatar

Professor coordenador da horta: Sónia Isabel Costa Pereira