Centro Educ. Navarro de Paiva

a nossa horta bio

 
  • Os patosOs patos
  • Preparação do terreno com compostoPreparação do terreno com composto
  • CompostagemCompostagem
  • Ao trabalho Jardinagem e Horta PedagógicaAo trabalho Jardinagem e Horta Pedagógica
  • Alfaces e couve coraçãoAlfaces e couve coração
  • Couve galegaCouve galega
  • Cebola, aipo, couve portuguesa, acelga, hortelã e coentrosCebola, aipo, couve portuguesa, acelga, hortelã e coentros
  • Nabo roxo e couve galegaNabo roxo e couve galega
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe há 10 anos.

Área aproximada da horta

90 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Inicialmente a horta foi criada porque havia o espaço ideal para um projecto desta natureza (solo arável). Desde o início até hoje, há a necessidade de integrar os jovens em actividades formativas com especial enfoque na suas necessidades educativas individuais. Os formandos, de uma forma geral, apresentam características de desinvestimento e dificuldades várias, com poucos hábitos de trabalho em contexto formal, pelo que há uma necessidade constante de reforço dos aspectos positivos de participação activa em tarefas com efeitos concretos e visíveis, permitindo um sentimento de auto-realização e sucesso importantes para os jovens e para a sua motivação diária. Outro objectivo é o de valorizar a Educação para a Saúde tendo por base o trabalho planeado e executado na horta. Os trabalhos efectuados neste âmbito abrangem especificamente temas como: ecologia, alimentação, consumo, ambiente, urbanismo, hábitos de vida saudável, promoção da saúde, higiene e segurança no trabalho. Depois, os objectivos mais concretos ao nível da formação e das aprendizagens - técnicas agrícolas, sementeiras, podas, compostagem, espécies animais e vegetais, calendário agrícola, etc. Por fim, consolidar conhecimentos teóricos e práticos ao nível da formação especializada na área da agricultura e da jardinagem, respeitando valores ambientais próprios de uma sociedade sustentável e empreendedora.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A nossa horta é muitas vezes a sala de aula e oficina de trabalho dos formandos do curso de Jardinagem. Este ano estamos a trabalhar o Tema de Vida - Agricultura Biológica e Sustentável, pelo que a nossa horta biológica é o ponto de partida e de chegada das aprendizagens desenvolvidas nas várias áreas disciplinares. A nossa horta está integrada no jardim do Centro Educativo que é fundamental para a polinização, combate às pragas e doenças das plantas. Jardim também com muitas árvores de fruto. Todo o trabalho, desde a preparação do solo, sementeiras, plantações, monda, podas, rega e colheita é planificado com os jovens formandos. Os conceitos inerentes a uma agricultura biológica são estudados nas diversas áreas de formação. Temos animais, galinhas e patos. As galinhas ajudam-nos muito na monda e com os seus dejectos na compostagem. Além dos animais residentes, já mencionados, foram colocadas caixas ninho de modo a criar-se um ecossistema sustentável.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 3
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Formação Tecnológica, Matemática para a Vida, Linguagem e Comunicação, Cidadania e Empregabilidade
  • N.º de alunos envolvidos: 9
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

No contexto específico de Centro Educativo os pais não podem envolver-se neste projecto porque os jovens estão sob a tutela do Ministério da Justiça.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Todo o Centro Educativo tem uma política ambiental muito sólida, pelo que os resíduos orgânicos da cozinha e do refeitório têm tratamento adequado e muito útil para a compostagem. Todo o trabalho, desde a preparação do solo, sementeira, plantações, monda, podas, rega e colheita é planificado com os jovens formandos. Os conceitos inerentes a uma agricultura biológica são estudados nas diversas áreas de formação. As hortícolas e plantas aromáticas são usadas na confecção das sopas e saladas nas refeições dos jovens e de toda a equipa técnico-pedagógica. Trabalhamos em parceria com algumas entidades que nos apoiam e nos ensinam muito. Este ano, no dia 13 de Dezembro, tivemos uma formação com um representante da Agrobio, que nos veio falar de agricultura biológica e sustentabilidade. Também o impacto visual e paisagístico é de salientar - aqui é a nossa casa - temos um grande jardim com muitas plantas e árvores de fruto (já fizemos um inventáriova, colocando placas identificativas nas mesmas) e uma grande horta biológica, ao lado da qual plantámos um enorme roseiral - este é o nosso cartão de visita.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos formandos do Curso EFA B2 - Operador de Jardinagem e do seu mestre, Américo Barroso, sendo parte integrante dos conteúdos de formação. Todo o trabalho, desde a preparação do solo, sementeira, plantações, sacha, monda, poda, rega e colheita é planificado com os jovens formandos. A manutenção da horta não tem interrupção nas pausas lectivas. Os jovens estão sempre presentes no Centro Educativo e existe um plano de trabalho para que este projecto nunca seja interrompido.

Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado cavando e incorporando o composto. A Valorsul também colobora connosco e recentemente ofereceu-nos 2.240 kg de composto orgânico. A Biobrotar ofereceu-nos tabuleiros com alfaces para plantarmos. O CPJ fornece o que é necessário para o desenvolvimento destas actividades no âmbito da formação. Depois da preparação do solo, segue-se a sacha, a monda, a rega e a recolha. Praticamos a rotatividade de plantações para manter a qualidade do solo e misturamos diferentes plantas hortícolas e aromáticas em consociações úteis.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos na nossa horta biológica e pedagógica o seguinte: couve galega, couve coração, pepino, alface, tomate, cenoura, cebola, aipo, chá de cidreira, salsa, coentros, poejo, hortelã e maravilhas. Também temos árvores de fruto: nespereiras, laranjeiras, figueiras, limoeiros e romãzeiras. As plantas aromáticas bem como as flores, sobretudo amarelas e alaranjadas, estão plantadas ao pé das outras plantas para formarem consociações úteis. As capuchinhas foram plantadas junto às árvores de fruto para as proteger das pragas.

Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual. Regamos quando plantamos e depois diariamente, se for caso disso, de manhã e ao final do dia. Usamos água do nosso poço e aproveitamos a água da chuva em bidões.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização é feita pela observação diária, uma vez que todos os dias trabalhamos na horta e jardins. As pragas e as doenças são controladas através das consociações já acima referidas. As lagartas das couves são retiradas manualmente e também é usado água com sabão azul. As aves que observamos nos nossos jardins e horta, assim como joaninhas, são os nossos auxiliares na prevenção das pragas e doenças. As capuchinhas foram plantadas ao pé das laranjeiras, dos limoeiros e de outras árevores de fruto para evitaram pragas.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Como já referimos, toda a comunidade técnico-pedagógica está envolvida neste projecto directa ou indirectamente. Esta horta fornece muitas plantas aromáticas e hortícolas para a nossa alimentação diária - as sopas e as saladas são excelentes. Alguns produtos da nossa horta e jardins são aproveitados para a confecção de pratos e bebidas naturais pelas formandas do curso de Cozinha, na Unidade Feminina.

 

Publicado por: Centro Educ. Navarro de Paiva

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Professor coordenador da horta: Ana Maria Silva e Maria José Brás Martins