Escola S/3 Afonso Lopes Vieira

a nossa horta bio

 
  • No talhão dos professores já foram semeadas algumas plantasNo talhão dos professores já foram semeadas algumas plantas
  • Os espantalhos feitos com tecidos reutilizados, aguardam as culturas de primavera para espantar as aves.Os espantalhos feitos com tecidos reutilizados, aguardam as culturas de primavera para espantar as aves.
  • No Centro de compostagem são depositados, diariamente, os resíduos orgânicos e resíduos dos espaços verdes da escolaNo Centro de compostagem são depositados, diariamente, os resíduos orgânicos e resíduos dos espaços verdes da escola
  • No centro da horta  existe um No centro da horta existe um "talhão" de plan tas aromáticas e medicinais
  • Alunos do 8º ano preparam o terreno para as suas sementeirasAlunos do 8º ano preparam o terreno para as suas sementeiras
  • O cantinho especial:Professores de Educação Especial e alunos com necessidades educativas especiais mondam ervas daninhas e vêem as suas plantinhas a O cantinho especial:Professores de Educação Especial e alunos com necessidades educativas especiais mondam ervas daninhas e vêem as suas plantinhas a "sair" da terra.
A nossa horta foi assim em fevereiro

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Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há seis anos que existe um espaço de 140 m2.No presente ano, dado o interesse demonstrado por parte da comunidade escolar a horta foi aum entada para cerca de 220 m2

Área aproximada da horta

220 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

aprender a fazer agricultura biológica; aprender a fazer compostagem; colher produtos para venda para o projeto social utilizar produtos na confeção de alimentos na cantina em alturas especiais; desenvolver atividades com alunos de necessidades educativas especiais; cultivar espaços verdes "abandonados". Reciclar resíduos orgânicos da cantina e dos espaços exteriores da ESALV

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta biológica da ESALV está organizada em talhões que são anualmente postos a concurso a toda a comunidade escolar. Os interessados(no mínimo duas pessoas por talhão) têm que se inscrever e comprometer-se a trabalhar nos moldes da agricultura biológica. Podem usufruir dos produtos hortícolas , mas quando se fazem “minimercados” têm que contribuir com alguns produtos que são vendidos à comunidade escolar e que revertem a favor do Projeto Social da Escola. Na altura de “fartura de produtos “ fornece-se a cantina com alface para uma salada biológica ou legumes para uma sopa sendo divulgada essa informação. Em anos anteriores uma das cozinheiras “publicou” para os comensais receitas das sopas confecionadas. No dia Eco-ESALV é costume convidar uma turma do 1ºciclo a visitar a horta, fazer jogos de identificação das plantas, recorrendo a todos os sentidos, sendo premiados os vencedores com um produto hortícola que haja em quantidade suficiente. No final do ano elege-se a melhor horta de acordo com regulamento feito para o concurso e entrega-se um diploma no dia Eco-ESALV e um pequeno prémio aos vencedores. O grupo Eco-Escola possui também um talhão, não sujeito a concurso, e preocupa-se em guardar sementes, dos anos anteriores, para depois fornecer algumas plantas aos participantes no projeto. Após a atribuição dos talhões é feita uma sessão de informação/formação aos detentores dos talhões.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 12
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área de integração, Biologia, Educação Especial, Educação Tecnológica, Educação Visuale Português
  • N.º de alunos envolvidos: 16
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram na compra de sementes, ou dádiva de plantas para a horta, usufruindo de produtos da horta cultivados pelos seus educandos. Enviam, pelos seus educandos, resíduos orgânicos para compostar o que permite a autonomia da horta em composto.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Nota-se cada vez mais empenho nos alunos e no número de candidadtos a participar nesta atividade o que levou a duplicar o espaço cultivável e a prever a criação de um projeto autónomo do Programa Eco-Escolas - "Projeto Horta Biológica". No dia Mundial do Ambiente - Dia Eco-ESALv - a horta é visitada por alunos do 1º ciclo, fazendo jogos didáticos sobre agricultura biológica (identificação de plantas/parte comestível) e compostagem e uma visita guiada à horta e centro de compostagem.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são da responsabilidade do detentor de cada talhão, havendo uma escala de responsáveis para fazer a compostagem e para a rega ser feita a horas de menos calor. Há um professor do programa Eco-Escolas que fica responsável por resolver ou encaminhar os problemas que porventura se criem para serem solucionados. Há reuniões pontuais para acertar trabalhos. Os grupos detentores de talhões são muito diversificados, formados por professores e alunos, só funcionários de número variável

Como é feita a preparação do solo?

No início foi necessário remover solo impróprio dos terrenos que estavam “cheios” de restos das obras de construção da escola, tendo tido a ajuda da Junta de Freguesia para o fazer. A Câmara colaborou fornecendo e depositando várias camionetes de composto para repor o solo tirado. Posteriormente os responsáveis dos talhões preparam o solo recorrendo a alfaias manuais disponibilizadas pela escola e utilizando o composto produzido na escola. Por vezes, quando se justifica a área. a terra é fresada com o apoio de um funcionário ou de um professor .

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Existe um canteiro de aromáticas (21 espécies diferentes: pelargónio, incenso, lipia alba, hipericão-do-gerês, absinto, hortelã pimenta, hortelã-da-ribeira, hortelã-ananás, hortelã vulgar, hortelã-laranja, rosmaninho, erva-príncipe, santolina, tomilho vulgar, tomilho limão, erva cidreira, e poejo) no centro da horta antiga e um dos lados de toda a horta está circundado com aromáticas: alecrim, alfazema e tomilho. Espalhadas pela horta existem calêndulas, chagas, cravo da índia, hortelã e cebolinho, nêveda, orégãos) Há leguminosas como a faveira, ervilheira e o tremoceiro em vários talhões. As cebolas ladeiam muitas vezes os canteiros. Em cada talhão há mais de 10 espécies de hortícolas. Algumas consociações podem não ser as mais preferidas pelas plantas, mas é benéfico o conceito criado de que variedade é sinónimo de "saúde e não exaustão do solo em nutrientes" Outro conceito é que o solo nunca fica ”vazio” de onde sai uma alface logo se semeia uma couve, um tomateiro ou outro legume . O composto vai sendo reposto. Na totalidade da horta produzimos as seguintes hortícolas: alho, alho francês, ervilha, fava, feijão, espinafre, couve coração, couve galega, couve tronchuda, couve roxa, nabiça, pepino, tomate, salsa, cebola, curgete, abóbora menina, abóbora chila, cenoura , coentros, rabanetes, beringela, beterraba, morangueiro, tremoceiro… para além de algumas plantas de jardim (ervilha de cheiro, roseira, girassol, lírios, gladíolos) etc.

Como é feita a gestão da rega?

A horta está dividida em duas partes: talhões a concurso interno da escola em que cada grupo responsável pelo talhão e horta do Eco-Escolas.A rega é feita obedecendo às seguintes regras tendo, no entanto como base um espírito comunitário: 1- de ve ser feita sempre no início da manhã ou no fim da tarde. 2- nos talhões a concurso interno, cada grupo é responsável pela rega do seu talhão e de talhões que porventura precisem de água conforme previsto no regulamento

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Quando é detetada alguma praga em alguma espécie de planta o detentor desse talhão aplica tratamento admitido na agricultura biológica de acordo com a informação veiculada na ação dada no início do ano( ex: infusao de urtigas, leite azedo, solução de sabão azul , serradura à volta de canteiros,colocação de fezes de coelhos,decocção de cavalinha , maceração de alho e maceração de cinzas de madeira, utilização de plantas-iscas, como capuchinha, e catação de caracóis.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

São realizados mini.mercados a favor do Projeto Social da escola. São confecionadas saladas / sopas na cantina da escola quando os produtos abundam. São feitas donativos de produtos a funcionários/&alunos carenciados. Existe um concurso, cojá referido e com o seguinte regulamento: A horta a concurso possui o seguinte regulamento: "Regulamento do Concurso “Horta biológica na ESALV” “Nenhuma atividade humana, nem mesmo a medicina, tem tanta importância para a saúde como a agricultura”. Prof. Pierre Delbet (Academia de Medicina, França). Artigo 1º Identificação dos Promotores O concurso “Horta Biológica na ESALV” é dinamizado pelos professores que integram o projeto “Programa Eco-Escola”. Artigo 2º Participantes Pode candidatar-se ao concurso qualquer elemento da comunidade escolar. A participação no concurso implica a aceitação das normas do presente Regulamento. Artigo 3º Localização Este projeto disponibiliza talhões a elementos da comunidade interessados em praticar agricultura biológica e compostagem. Os talhões situam-se a poente do Bloco B1, estando devidamente demarcados. Artigo 4º Objetivos Incentivar a participação da comunidade escolar na construção de uma escola mais “verde”. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância das boas práticas ambientais. Divulgar à comunidade escolar técnicas da agricultura biológica e compostagem. Artigo 5º Prazos O presente concurso encontra-se aberto de 7 de novembro de 2012 a 31 de maio de 2013, com as seguintes fases de execução: - inscrições até 16 de novembro de 2012; - seleção da Horta “Vencedora” no dia 31 de maio de 2013; - divulgação dos resultados do concurso a 5 de junho de 2013. Artigo 6º Processo de candidatura A participação no concurso deverá ser formalizada através da entrega da Ficha de Participação Individual, devidamente preenchida, ao Diretor de Turma ou a um dos professores referidos no artigo 1º, até ao dia 16 de novembro de 2012. Artigo 7º Seleção das candidaturas e atribuição dos talhões A atribuição dos talhões e seleção de candidatos obedecerá aos seguintes critérios: 1- cada talhão será atribuído a pelo menos dois candidatos que deverão trabalhar em parceria; 2- será dada prioridade aos candidatos que já participaram no concurso do ano anterior, sendo-lhes atribuído o mesmo talhão, desde que cumpram o ponto 1 deste artigo; 3- de entre os outros candidatos será dada prioridade à candidatura feita por alunos; 4- os talhões sobrantes serão distribuídos equitativamente por docentes e funcionários da ESALV contando, caso seja necessário, a data de entrega de candidatura para fazer a atribuição respetiva dos talhões; 5- os talhões a que se refere o nº4 deste artigo, poderão ter uma distribuição diferente da referida, caso não haja candidatos suficientes num dos grupos. Artigo 8º Disponibilização de materiais É disponibilizada água e um local para armazenar as alfaias agrícolas. Serão colocadas à disposição dos participantes algumas alfaias agrícolas. É ainda disponibilizado o composto disponível no centro de compostagem da escola. Artigo 9º Deveres dos candidatos selecionados Serão deveres dos candidatos dos talhões: 1- atribuir um nome “à sua horta” que deve ser comunicado a um dos professores dinamizadores do projeto; 2- contribuir com alguns produtos da sua horta para as “Feiras Biológicas” que se venham a fazer em prol do Projeto Social da Escola; 3- participar na deposição de materiais (resíduos orgânicos da cantina da escola e dos espaços verdes) nos compostores conforme venha a decidir-se, em reunião, após a atribuição dos talhões; 4- praticar princípios comunitários, na altura da rega, como vier a ser acordado por todos os interessados; 5- zelar pela manutenção da horta ao longo de todo o ano; 6- respeitar os princípios da agricultura biológica. Artigo 10º Seleção da “Horta Vencedora” A Horta vencedora será selecionada com base nos seguintes parâmetros: - nome atribuído ao talhão (criatividade e adaptação ao conteúdo); - variedade das espécies vegetais cultivadas ao longo do ano; - participação na compostagem; - espírito comunitário demonstrado; - cuidado manifestado na manutenção da horta. A seleção da “Horta Vencedora” estará a cargo de um júri assim constituído: - 2 elemento do “Programa Eco-Escola”; - 1 representante dos assistentes operacionais; - 1 representante dos alunos Artigo 11º Casos omissos Situações omissas no presente regulamento serão analisadas e solucionadas, caso a caso, pelos dinamizadores do concurso."

 

Publicado por: Escola S/3 Afonso Lopes Vieira

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Professor coordenador da horta: Maria do Céu dos Santos Neto