Escola EB 1/JI Monte-Guardizela

a nossa horta bio

 
  • Preparação do soloPreparação do solo
  • As nossas sementesAs nossas sementes
  • Garrafões de água reaproveitados para vasosGarrafões de água reaproveitados para vasos
  • Plantação de couvesPlantação de couves
  • Os nossos vasos amigos do ambienteOs nossos vasos amigos do ambiente
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há três anos (inicialmente era cultivada pelos alunos do Pré-Escolar). A participação foi ampliada, no início deste ano letivo, a todos os alunos da escola e à comunidade educativa (se assim o desejar)

Área aproximada da horta

10m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Inicialmente a horta surgiu associada ao Projeto Ilídio Pinho. Depois, considerando que, no ano letivo transato, os alunos do 1º Ceb iniciaram o processo de compostagem (temos dois compostores a funcionar), fazia sentido que também se envolvessem no trabalho da horta.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Muitas das nossas sementes estão cultivadas em vasos feitos com materiais reaproveitados. Os produtos da horta são, sempre que possível, consumidos pelos alunos, na cantina. A horta permite o estudo experimental das ciências.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio
  • N.º de alunos envolvidos: 95
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

Como são envolvidas as famílias?

As famílias participaram com as sementes, com os conhecimentos sobre agricultura e, sempre que podem, com trabalho.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos desenvolvem as atividades da horta com gosto e aprendem, fazendo. O consumo dos legumes produzidos é sempre um momento de alegria e facilita a introdução de bons hábitos alimentares. Nota-se uma responsabilização crescente das crianças uma vez que depende delas o cuidado das plantas cultivadas.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas férias escolares a manutenção fica a cargo dos funcionários e professores.

Como é feita a preparação do solo?

Foram retiradas as ervas, remexeu-se a terra e colocou-se algum do composto existente.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Estão semeados os legumes de época e o cultivo vai variando em função da época do ano.

Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada quando necessário pelos alunos ou funcionários.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Através de vigilância periódica.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos (sopa).

 

Publicado por: Escola EB 1/JI Monte-Guardizela

avatar

Professor coordenador da horta: Helena Isabel Duarte Dias Ribeiro