Escola EB1/JI de Pêro Pinheiro

a nossa horta bio

 
  • Participação das crianças na preparação da terra.Participação das crianças na preparação da terra.
  • Participação das crianças na preparação da terra.Participação das crianças na preparação da terra.
  • Participação ativa das crianças na plantação de alfaces.Participação ativa das crianças na plantação de alfaces.
  • Envolvimento e participação da comunidade nas plantações.Envolvimento e participação da comunidade nas plantações.
  • Vista panorâmica da nossa hortaVista panorâmica da nossa horta
  • Envolvimento e participação da comunidade nas plantações.Envolvimento e participação da comunidade nas plantações.
A nossa horta foi assim em fevereiro

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta na nossa escola à quatro anos, na atual localização é o segundo ano.

Área aproximada da horta

40 m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Proporcionar às crianças o contacto direto com a terra com a natureza suas necessidades e ritmos. Promover o sentido da responsabilidade e do respeito. Promover o sentido de grupo e de trabalho em prole de objetivos comuns.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É uma horta situada numa antiga caixa de areia e envolve toda a comunidade educativa. O terreno está dividido em cinco talhões sendo cada turma responsável pela dinamização do seu espaço. É um projeto muito participado e que captou o interesse das crianças.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 5
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
  • N.º de alunos envolvidos: 105
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos:

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas ajudando na preparação do solo, nas plantações e na aquisição de sementes.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Um dos impactos mais significativos é ver crianças que não gostam de morangos comerem um morango inteiro só porque foi produzido na nossa horta.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma trata da plantação rega e monda do seu talhão. Dentro de cada turma são os responsaveis do dia que executam as tarefas.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com a ajuda de familiares das crianças e com o uso do composto do nosso compostor.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento a nossa horta tem morangueiro, batatas, cebolas, alfaces, ervilhas, couves alhos e foram semeadas aboboras que ainda não germinaram.

Como é feita a gestão da rega?

A rega e feita pelas crianças responsaveis do dia e com um regador no sentido de se poupar água, uma vez por semana é utilizada a mangueira fazendo-se uma rega mais profunda.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

Periodicamente é feita uma observação do crescimento das plantas e quando é detetada alguma praga é combatida manualmente.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Pêro Pinheiro

avatar

Professor coordenador da horta: Maria João Dinis da Cruz Guedelha