Escola Básica de Pessegueiro do Vouga

a nossa horta bio

 
  • Quinta dos Periquitos - Horta Biológica e o Recanto dos Contos.Quinta dos Periquitos - Horta Biológica e o Recanto dos Contos.
  • Canteiro das ervas aromáticasCanteiro das ervas aromáticas
  • A compostagem - muito importante para a horta.A compostagem - muito importante para a horta.
A nossa horta foi assim em fevereiro
A nossa horta foi assim em abril
 
 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe há 4 anos

Área aproximada da horta

25m2

Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Esta horta tem como objetivo proporcionar às crianças do jardim de infância aprendizagem ao nível da agricultura biológica bem como participarem na sementeira na plantação de produtos e na colheita e venda dos mesmos. Também pretendemos que tomem conhecimento das diferentes ervas aromáticas. Queremos que as crianças aprendam a gostar de todos os vegetais e que provem sempre os da nossa horta. Com esta pequena horta desejamos também sensibilizar os pais para que cuidem dos seus quintais de forma exemplar sempre com produtos naturais evitando os pesticidas, para bem do ambiente.

Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto é que a horta situa-se na "Quinta dos Periquitos" nome que as crianças deram à horta com a chegada de dois periquitos. Porém, esta horta embora pequena está muito bem dividida e tem uma plantação muito diversificada. Temos ainda uma casinha onde promovemos várias atividades. Neste momento temos na horta e em particular na quinta dos periquitos o "Recanto dos Contos". Várias personagens dos contos infantis estão a ser feitos pelas crianças e a embelezar a horta e a recriar histórias que envolvem a mesma. Até o espantalho do "Feiticeiro OZ" chegou à horta. Esta horta chama a curiosidade da população que diariamente visita a horta e a lisonjeia.

Quem trata da horta?

  • N.º de professores envolvidos: 2
  • Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Apenas as crianças do jardim de infância - Conhecimento do Mundo
  • N.º de alunos envolvidos: 24
  • N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 24

Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a plantar, a semear, a trazer produtos hortículas e sementes para a horta. No fim do ano é realizado o Mercadinho Rural com muito êxito na freguesia, este envolve toda a comunidade educativa e comunidade em geral.

Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta nas crianças, nos pais/EE e comunidade é muito grande. É visivel com as visitas que a horta tem pelas pessoas da comunidade.

Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As plantações são feitas de acordo com a época e também com os produtos que os pais trazem e que a comunidade oferece. São sempre as crianças que semeiam, plantam e que apanham os produtos. Os produtos são semeados e/ou plantados de acordo os canteiros. Neste momento temos plantado/semeado: Alfaces e couves no mesmo canteiro, batatas, ervilhas, alhos franceses, couves roxas, bróculos, favas, feijões, cebolo e cenouras. Esta horta tem também árvores de fruto caraterísticas deste concelho: laranjas, morangos, mirtilos e framboesas. Temos ainda o canteiro das ervas aromáticas e também temos algumas ervas aromáticas no meio das plantações para elimininar as pragas. Todos os canteiros estão devidamente identificados com placas.

Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita no ínicio do ano por funcionários da Junta de Freguesia e Câmara que se disponibilizam para colaborar. Cavam bem a terra limpam as ervas daninhas e retiram algumas pedras. As assistentes operacionais e as educadoras de infância também ajudam quando necessário. O solo é sempre fertilizado com a compostagem realizada ao longo do ano letivo na escola.

É feita compostagem?

Sim

Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos plantado/semeado: Alfaces e couves no mesmo canteiro, batatas, ervilhas, alhos franceses, couves roxas, bróculos, favas, feijões, cebolo e cenouras. Esta horta tem também árvores de fruto caraterísticas deste concelho: laranjas, morangos, mirtilos e framboesas. Temos ainda o canteiro das ervas aromáticas

Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita apenas quando as temperaturas são elevadas e nas culturas que necessitam. É feita sempre de manhã. No inverno é aproveitada a água da chuva.

Como é feita a monitorização e controlo de pragas e doenças?

A monitorização e controlo das pragas e doenças é feita com cerveja para afastar os caracóis, vinagre e joaninhas para os pulgões, semeamos também sempre favas. Para afastar as formigas plantamos hortelã pimenta e também espalhamos na terra cinza e borras de café. Semeamos coentros porque também afastam os pulgões.

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Fazemos ativiades de sensibilização sobre alimentação sáudável e crescer saudável. Confeccionamos sopa com os legumes da horta e anualmente é realizamos um Mercadinho Rural.

 

Publicado por: Escola Básica de Pessegueiro do Vouga

avatar

Professor coordenador da horta: Celeste Maria Condessa Ferreira Madaíl