


Cinco anos
152 m2
Existência de um espaço desaproveitado no recreio. Necessidade de mostrar aos alunos como nascem e crescem alguns dos alimentos que fazem parte das refeições diárias e que muitas vezes saõ "rejeitados" (legumes, hortaliças, entre outros). Permitir que as crianças vivenciem atividades que não fazem parte do seu quotidiano. As ervas aromáticas e plantas medicinais surgem pela necessidade de transmitir "saberes antigos" ligados a remédios caseiros.
A forma como a horta está organizada: vamos cultivando os produtos conforme os alunos trazem as sementes. Usamos formas engraçadas de afastar os pardais (com CDs).
Para já têm sido envolvidas trazendo as plantas e sementes para colocar na horta, bem como transmitindo através dos filhos "dicas" para obter melhores resultados. Posteriormente tencionamos implicar os pais e familiares doutras formas, como por exemplo ajudando na manutenção da horta.
Os alunos apercebem-se do aspeto que os alimentos adquirem desde a fase da semente até ao fruto ou planta. O impacto manifesta-se também através do entusiasmo das crianças em trabalhar na horta e ver o crescimento dos produtos. Isso está patente em algumas fotos que anexaremos. Apesar de nem todas as turmas estarem implicadas no trabalho da horta estão doutras formas. Semanalmente e rotativamente há uma turma que veste o colete do "Civismo Alerta" (projeto de formação civica da escola) e é responsável pelos cuidados gerais a ter com este espaço em conjunto com outros.
As plantações são feitas de acordo com a época e também com a oportunidade. Quando os alunos trazem as sementes vamos procedendo à sementeira. As três turmas responsáveis alternadamente dividem as tarefas entre si de acordo com uma escala. Os produtos saõ colocados na horta por categorias, independentemente de ser esta ou aquela turma. Existe o talhão das batatas, das favas e assim sucessivamente.
É feita por funcionários da autarquia (Junta de Freguesia e Câmara) que se disponibilizam para colaborar Algum do pessoal da escola dá também a sua colaboração na manutençaõ da horta.
Sim
Anexo o croqui
A rega é feita apenas quando as temperaturas são mais elevadas e nas culturas mais sensiveis. É feita de manhã.
Utilizando formas mais ou menos naturais: sal para afastar os caracóis, vinagre e joaninhas para os pulgões, catar as lagartas, usar plantas em volta das culturas que afugentem algumas pragas.
Utilização de alguns produtos recolhidos na confeção dos alimentos da cantina; realização duma feirinha no final do ano letivo.