


A horta está em fase de implementação embora já tenha existido uma há 2 anos letivos atrás.
220 m2
Proporcionar aos alunos aprendizagens relativas à terra, ao campo, às plantas e aos seus ciclos de vida; Dotar os alunos de competências para produzir os seus próprios alimentos de forma saudável e tendo em consideração todos os fatores co-relacionados.
A horta da escola faz parte de um projeto de hortas comunitárias no qual a escola foi parceira desde o início. É um projeto interdisciplinar que envolve disciplinas como a Biologia, a Química, Cinegética e Conservação de Recursos Naturais, Silvicultura e outras de carater social como Área de Integração e o Português. Tira partido de materiais pedagógicos já produzidos por alunos da escola no âmbito do curso de Gestão de Ambiente:manual de criação de uma horta biológica; manual sobre compostagem. Implica a construção de um compostor a partir de materiais reutilizados e a aprendizagem sobre o processo de produção de composto orgânico.
As famílias serão consultadas sobre que culturas fazer e em que épocas, como preparar o terreno, como protegê-las. Paralelamente ao projeto da horta os alunos construirão um banco de sementes cujos contributos serão recolhidos junto das famílias.
Para alguns alunos a ligação à terra é algo já muito distante. Este projeto permite aproximá-los do meio rural que é o ponto fulcral de um curso como o de Gestão Cinegética. Para outros é mais familiar e permite tirar partido de conhecimentos e experiências que já possuem através das suas famílias e partilhar com os colegas e professores. Permitirá, também, confrontar técnicas antigas com as modernas e a agricultura tradicional com a biológica.
O projeto da horta começou no mês de fevereiro com a planificação da mesma, preparação do terreno, escolha das culturas e manutenção. A distribuição das aulas de 7 horas (1 dia) em cada semana até final do ano letivo permitirá assegurar as tarefas principais. Entre uma semana e outra um professor e um funcionário ficarão encarregues de vigiar e cuidar da manutenção da horta.
A preparação do solo é feita retirando as pedras e as ervas daninhas. Depois é revolvida e é colocado fertilizante natural apenas nos locais em se vai colocar as plantas.
Sim
Ainda não estão instaladas mas pretende-se misturar a produção de vegetais com a de ervas aromáticas tirando partido das propriedades das primeiras no controlo de pragas.
A rega será implementada através do sistema gota-a-gota.
Será feito através de métodos naturais e na ausência de químicos de síntese.
Pretende-se que os alimentos produzidos na horta concorram para a realização de um almoço convívio na escola que envolve todos os alunos, pais e comunidade escolar alargada.