


Quatro anos.
1.000 m2
Havia um espaço, a vontade e o saber de docentes e não docentes. A Horta Pedagógica nasceu e cresceu como um projeto importante para a nossa comunidade escolar, assumindo um papel relevante na promoção de verdadeiras práticas ecológicas. Este desígnio está associado a um conjunto de objetivos mais específicos: fomentar o trabalho cooperativo, pela partilha de tarefas e saberes; despoletar a curiosidade e o entusiasmo em cuidar das plantas; criar e manter a horta sem utilizar químicos, herbicidas e inseticidas; exemplificar, pedagogicamente, técnicas de agricultura orgânica; demonstrar as vantagens da agricultura biológica, fornecendo, na medida do possível, a comunidade escolar; realizar feiras de produtos cultivados na horta, no final de cada período letivo. Assim, o trabalho desenvolvido no âmbito da Horta Pedagógica tem contribuído para a interiorização dos princípios orientadores do Projeto Educativo: educar para o conhecimento e educar em cidadania.
Retira-se a matéria orgânica (húmus) da parte inferior do monte onde se fez a compostagem. Depois de o solo estar preparado, isto é, arejado com uma enxada, mistura-se esta à terra, para posteriormente o fertilizar. O solo está então preparado e mais enriquecido para receber as novas culturas.
Sim
As culturas são: morango, meloa, pepino, curgete, espinafre, agrião, nabiça, couve galega, cebola, fava, feijão verde, tomate, batata e ervas aromáticas.
Sistema de rega gota a gota.
- Venda semanal dos produtos cultivados quando possível. - Venda dos produtos hortícolas na barraquinha da horta pedagógica na festa do agrupamento. - Confeção de alimentos com os produtos da horta principalmente sopa e saladas.