


A nossa horta existe deste o inicio de Fevereiro de 2013.
3 metros quadrados.
Os principais objetivos para a criação da horta são: - Sensibilizar para a agricultura biológica; - Contatar com o crescimento direto das várias espécies em cultivo; - Sensibilizar o espírito de inter-ajuda; - Desenvolver o gosto pela a agricultura.
Este projeto, surge da necessidade de levar as crianças a conhecerem o nosso mundo agrícola, fomentando o respeito pelo o meio ambiente.
Temos algumas famílias que vivem no meio rural e assim nos podem ajudar com trocas de experiência. No dia do Pai todas as crianças trouxeram para a escola um recipiente reciclado com produtos hortícolas semeados pela família. Neste contexto, cada criança é responsável pelo seu produto hortícola, pois mais tarde irá levá-lo para comer com a família.
Na escola realizámos a semana da Primavera Biológica que teve como base: - Visita à horta da comunidade ( Seminário dos Filhos da Caridade); - Visita ao mercado Municipal do Lavradio ( comprar alimentos para fazer sopa); - Workshop sobre " Como fazer uma Sopa Saudável".
A manutenção da horta é repartida semanalmente pelas várias valências do jardim infantil, ou seja, a creche é responsável durante uma semana, posteriormente o jardim de infância e assim sucessivamente. O C.A.T.L é responsável pelo o compostor diariamente, pois colocam os restos de matéria orgânica no mesmo.
O canteiro foi todo limpo e adubado com estrume dos animais que alguns pais nos forneceu.
Sim
A nossa escola cultivou: - Alfaces; - Cebolinho; - Coentros; - Rúcula; - Couves; - Hortelã.
Enquanto houver água da chuva não é necessário regar a horta. Agora na primavera, a rega é gerida pelas valências da escola.
Na nossa horta tivemos uma praga de caracóis a qual foi controlada através de pó talco que colocamos no rebordo do canteiro.
Uma vez que a horta da escola é reduzida, utilizamos os alimentos retirados da mesma para confecção na própria escola.